Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2009 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Serviço - Bolsa de Empregos volta a operar


Está em operação desde fins de junho a nova Bolsa de Empregos. Resultado de uma parceria existente desde 2001 entre o Conselho e o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp), o serviço manteve os princípios básicos de funcionamento, mas foi modernizado com a adoção de um novo design e de ferramentas de pesquisa e administração que o tornaram mais adequado às necessidades dos usuários. A utilização da Bolsa continua gratuita.

Todos os profissionais, estudantes e empresas que já estavam cadastrados foram avisados por e-mail sobre o retorno do serviço. Na mensagem, foi solicitado que os interessados acessassem a página www.crq4.org.br/empregos (novo endereço) para atualizar seus dados. Aqueles que não receberam a mensagem e querem retornar à Bolsa poderão acessá-la a qualquer momento. Para ingressar na área de gerenciamento de currículos ou vagas, basta digitar o e-mail e a senha cadastrados anteriormente no sistema.

A página inicial da Bolsa foi simplificada para facilitar a navegabilidade. Logo abaixo de um resumo explicando seus objetivos, o usuário encontrará um conjunto de seis botões divididos em duas colunas. Os que estão do lado esquerdo destinam-se a profissionais e estudantes. Os do lado direito, às empresas. Os profissionais, estudantes e empresas que usavam a Bolsa devem clicar no primeiro botão de suas respectivas colunas. Os demais devem clicar no segundo botão para ler as regras de utilização. A leitura, aliás, é recomendável mesmo para quem já era usuário, pois fornece informações e dicas que ajudam o usuário a tirar melhor proveito do serviço.

A primeira etapa do processo para usuários antigos é a atualização cadastral. Diferentemente do que ocorria no sistema anterior, o preenchimento de campos como RG, CPF passa a ser obrigatório. Os números dos documentos não serão divulgados, mas servirão para que os administradores do site possam confrontar as informações com as existentes no cadastro do Conselho. Dados como nome, endereço e telefone somente serão publicados se houver solicitação do usuário.

Apesar de a inclusão de certas informações ser obrigatória, continua sendo possível a divulgação de currículos ou vagas sem a publicação de nomes. Esta é uma opção geralmente adotada por profissionais que estão empregados e por empresas que, antes de se identificarem, preferem manter um contato prévio com os candidatos.

Foto – Na área de currículos, uma das novidades é a possibilidade de o interessado incluir sua foto. O novo sistema também permite saber quantas vezes o currículo ou vaga foram visualizados. Essa informação pode ser útil para que o usuário possa avaliar a necessidade de fazer alterações no minicurrículo ou no anúncio da vaga para que chamem mais a atenção. A ferramenta de pesquisa de currículos e vagas foi aperfeiçoada com a inclusão de filtros que abrangem um número maior de detalhes. A partir de agora, o levantamento também pode ser feito por critérios como cidade, pretensão salarial, escolaridade, conhecimento de idiomas, palavra-chave etc.

A busca por palavra-chave reforça a importância de tanto os minicurrículos quanto os resumos das vagas serem preenchidos com informações  relevantes. Por exemplo, se uma empresa precisar de alguém com conhecimentos de BPF ou GMP, poderá simplesmente digitar essas siglas no campo de pesquisa para que todos os currículos que contenham tais termos sejam exibidos. Do mesmo modo, se um estudante quiser saber as empresas que estão contratando estagiários, poderá escrever “estágio” ou “estagiário” (sem aspas). Até mesmo a digitação de parte de termos poderá ser suficiente para que as vagas ou os currículos compatíveis sejam mostrados.

As pesquisas realizadas poderão ser gravadas. Isso significa que, se nos 30 dias posteriores à sua realização houver o ingresso de currículos ou vagas que atendam aos parâmetros da busca, tais informações serão enviadas por e-mail ao interessado.

Veja outras explicações sobre como usar a nova Bolsa de Empregos no manual disponibilizado no link abaixo. Mesmo que esteja cadastrado, vale a pena reservar alguns minutos para o ler o material: além de alertar sobre erros que devem ser evitados, ele poderá facilitar sua busca por um novo emprego ou agilizar o recrutamento do profissional de que a sua empresa necessita.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região