Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2009 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Literatura - CRQ e Cengage fazem acordo


O Conselho e a editora Cengage Learning fizeram um acordo que possibilitará, pelo menos até o final deste ano, a inclusão no acervo da Biblioteca da entidade e o sorteio de livros escritos por autores estrangeiros e traduzidos para o português. O primeiro deles chama-se Química Orgânica, do norte-americano John McMurry. Traduzida pelas professoras Ana Flávia Nogueira (Universidade Estadual de Campinas) e Izilda Bagatin (Universidade Anhembi Morumbi), a obra está em sua 6º edição e reúne em um único exemplar dois volumes lançados separadamente há alguns anos. Com diversos livros e artigos publicados, McMurry é professor emérito da Universidade de Cornell, Nova Iorque (EUA).

A publicação aborda dos compostos mais simples aos mais complexos de modo a permitir que estudantes pouco familiarizados com os mecanismos da química orgânica consigam absorver progressivamente o conteúdo. O autor salienta que procurou enfatizar a explicação sobre as similaridades nos mecanismos fundamentais entre as reações. A reação de adição de HBr a um alceno é usada para ilustrar os princípios gerais da química orgânica. McMurry justifica essa escolha por entender que ela envolve um grupo funcional comum, não exigindo um conhecimento prévio sobre estereoquímica ou cinética para que possa ser compreendida.

A síntese orgânica é tratada como um dispositivo de ensino que auxilia os estudantes a organizar e a lidar com uma gama enorme de informações reais por aquilo que é conhecido. Os tópicos são apresentados de uma maneira modular, organização que, segundo o autor, dá ao professor flexibilidade para ensinar a partir de uma ordem diferente daquela disposta na publicação.

Os conceitos novos são introduzidos somente quando necessário e imediatamente ilustrados com exemplos. No final de cada capítulo há uma seção chamada "Química no trabalho" que apresenta textos que ajudam a mostrar na prática o conteúdo do capítulo estudado ou fazendo inter-relação entre eles.

A obra custa R$ 167,90 e pode ser adquirida pelo site da Companhia dos Livros . Profissionais e estudantes ligados ao CRQ-IV terão direito a desconto de 30%, válido até outubro de 2009. O livro está disponível para consulta na Biblioteca do CRQ-IV (11 3061-6039 ou crq4.biblioteca@totalwork.com.br).

O sorteio ocorrerá dia 15 de setembro. Para participar, envie carta, fax ou e-mail para a Assessoria de Comunicação contendo nome completo, nº de registro e cidade onde reside. Se for estudante, escreva "Estudante" ao lado do nome. No campo assunto do e-mail ou fax ou por fora do envelope escreva "Sorteio - Química Orgânica".





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região