Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 1999 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Literatura Técnica - Valenzuela estréia com livro sobre efluentes no setor galvanotécnico


Depois de anos produzindo apostilas para distribuição entre operadores das indústrias onde atuou, o engenheiro químico Julio Valenzuela decidiu reunir todo aquele material num único volume, marcando assim sua estréia na literatura técnica. Intitulado Tratamento de Efluentes em Indústrias Galvanotécnicas, o livro explica os processos a serem seguidos para que as indústrias do setor consigam oferecer produtos fabricados dentro das rígidas normas e leis de respeito ao meio ambiente, em especial a ISO 14000.
 
Entre outras, são apresentadas técnicas sobre economia de água, a segregação segundo as características químicas dos efluentes líquidos e gasosos para garantir êxito na aplicação de processos físico-químicos etc. Valenzuela fornece, também, sugestões dos agentes químicos empregados, inclusive com indicação da dosagem e das reações químicas na calibração e a instrumentação empregada em processos de tratamento contínuo e descontínuo.
 
Formado pela Universidad Mayor de San Andres, de La Paz, Bolívia, Julio Valenzuela especializou-se em Engenharia Ambiental e trabalha no Brasil há nove anos.
 
Sorteio - O Informativo CRQ-IV sorteará quatro exemplares desse livro no dia 15 de Julho, às 15h. Para participar, envie uma única carta, fax ou e-mail para a Assessoria de Comunicação (veja endereços no Expediente, página 2), escrevendo por fora do envelope (ou no campo "assunto" do e-mail) a frase: "Sorteio - Tratamento de Efluentes". Podem participar profissionais em dia com suas obrigações e estudantes cadastrados.
 
O livro custa R$ 25,00 e pode ser adquirido na Livraria Triângulo - Rua Barão de Itapetininga, 255 - lojas 23/24 - Tels. (011) 231-0962, 231-0922 - Fax (011) 231-0162. O autor pode ser contatado pelo telefone (011) 6455-0775. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região