Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 1999 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Curso técnico do Oswaldo Cruz faz 40 anos


O Colégio Oswaldo Cruz, da Capital paulista, está comemorando 40 anos da formatura da primeira turma do seu Curso Técnico de Química Industrial e convida os ex-alunos a participarem das festividades marcadas para o dia 25 de setembro de 1999.

O Curso Técnico de Química Industrial do Oswaldo Cruz foi um marco na história do ensino da química no Brasil por ter sido o primeiro do gênero a entrar em funcionamento em toda a América do Sul. Devido à sua grande aceitação, serviu de base para tornar o Complexo Oswaldo Cruz no maior formador de profissionais da química de todo o País. Estimativas da própria escola apontam para algo em torno de 15 mil profissionais químicos formados tanto pelo colégio quanto pelos cursos de nível superior.

A criação do curso técnico se deveu principalmente à perseverança e visão de futuro do já falecido professor Mário Bruno Capuani. Em meados dos anos 1950 , Capuani constatou que o País não dispunha de mão-de-obra suficientemente qualificada para atender às indústrias químicas que começam a construir plantas industriais por aqui. Como já trabalhava no Colégio Oswaldo Cruz, instituição fundada em 1914, o mestre elaborou o projeto para o novo curso, que foi aprovado pelo então diretor da escola, o professor Oswaldo Quirino Simões, também falecido.

Com aproximadamente 60 alunos, a primeira turma começou o curso em 1956. Anos mais tarde, quando as previsões de Capuani tornaram-se realidade e um grande número de indústrias químicas se instalou no Brasil, a procura pelo curso técnico aumentou muito, com o colégio chegando a contabilizar 3 mil alunos matriculados.
 
Entusiasmados com o sucesso, em 1967 os professores Quirino Simões e Capuani ampliaram o projeto original e criaram doius cursos de nível superior (Química Industrial e Engenharia Química). Estava, assim, fundada a Escola Superior de Química. No ano seguinte, completando o ciclo natural de crescimento da Instituição em torno da área química, foram lançados os cursos de Bacharelado e Licenciatura, ministrados pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras.
 
Os cursos de química oferecidos atualmente pela Oswaldo Cruz estão entre os melhores do País. Com 27 laboratórios voltados exclusivamente para a área e com um corpo docente de primeira linha, constitui-se numa das escolas com infra-estrutura mais adequadas para o ensino da profissão. No ranking elaborado ano passado pela revista Playboy, o curso de Química Industrial da Oswaldo Cruz aparece entre os oito melhores classificados.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região