Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 1999 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho está de cara nova na rede


Reformulado, site incorpora vários serviços e muito mais interatividade

Entrou em operação o novo site do CRQ- IV na rede mundial de com­putadores, a Internet. No endereço www.crq4.org.br, os profissionais, empresas e estudantes de química encontrarão uma série de informa­ções que poderão ajudá-los no seu dia-a-dia. O site foi totalmente re­mo­delado com o que há de mais recente em tecnologia web. Também foram criadas seções que tornaram o servi­ço muito mais interativo.

As novidades começam logo na entrada do site. Com o uso da tecno­logia Flash, foi possível animar a pá­gina inicial sem comprometer a na­ve­gabilidade. Ao contrário de Ho­me Pages que demoram a abrir por­que utilizam outros sistemas de ani­mação, o Flash elimina esse pro­blema porque gera arquivos meno­res. Ele, porém, exige que usuário tenha instalado em seu micro um dispositivo chamado "plug-in", que é obtido de graça na própria rede. O novo site também incorpora tecnolo­gia de acesso a banco de dados, en­contrada com mais freqüência ape­­nas em endereços mantidos por institui­ções financeiras.

Apesar dos vários testes e revi­sões feitas, é possível que alguns erros não tenham sido percebidos. Por essa razão, nesta fase o site está operando em caráter experimental e o Conselho conta com a sua colabo­ração para aprimorar esse serviço. Sempre que identificar problemas ou quiser fazer críticas e sugestões, en­tre em contato com a Assessoria de Comunicação pelo e-mail crq4.comunica@crq4.org.br

A seguir, saiba o que você en­con­trará ao clicar sobre cada botão da Home Page:

Perfil – Apresenta um histórico da legislação que criou o CRQ-IV, ex­pli­ca suas competências legais e fala sobre as atividades que desenvolve em prol das empresas, profissionais e estudantes da área química.

Novidades – Essa página foi criada para divulgar assuntos que, por ra­zões como falta de espaço ou de tem­po hábil, não puderam ser (ou ainda serão) inseridas no Informativo.

Eventos – Divulgará os eventos de maior relevância para a área quí­mi­ca, que poderão estar ou não no Informativo. Quem acessar essa pá­gina terá conhecimento antecipado da programação do Ciclo de Pales­tras.

Biblioteca – A principal novidade aqui é a possibilidade do visitante fazer um consulta virtual ao acervo da biblioteca do Conselho para ve­rificar se estão disponíveis livros ou periódicos. A pesquisa poderá ser fei­ta por título, autor ou assunto. Con­tudo, por restri­ção imposta pela Lei dos Direitos Au­to­rais, não será pos­sí­vel ter acesso à obra. Para isso, o interessado deverá vir até a biblio­teca ou, se residir fora da Capital paulista, solicitar uma pesquisa por e-mail ou telefone.

Informativo – Mostra versões resu­midas do jornal do CRQ-IV. A pro­gra­ma­ção é que a edição do bi­mes­tre possa ser acessada na mes­ma data em que o jornal for encami­­nha­do pa­ra distribu­i­ção pelos Cor­reios, o que acontece em torno do dia 15 do se­gundo mês do bimestre. Para faci­litar: como a próxima edição re­fe­­re-se ao bimestre novembro/dezem­bro, o jor­nal come­çará a ser postado (e es­tará no site) lá pelo dia 15 de dezembro.

Empregos – Fala sobre o convênio que o CRQ-IV mantém com a Uni­ver­tec para divulgação de currículos na Internet. Como os his­tó­ricos pro­fissionais continuam no site daquela empresa, a página pos­sui um link que leva para lá.

Fórum – Você tem uma dúvida sobre qualquer tema relacionado à quí­mica e tem di­fi­cul­dades para resolvê-la? Es­tá de­senvol­vendo um projeto e pro­cura alguém para auxi­liá-lo? En­tão, re­co­rra a esse espa­ço para bus­car ajuda.

Escolas – Traz a relação completa, in­clusive com en­de­reços de sites e e-mails, de todas as escolas de nível médio e superior que possuem cur­sos profissio­nalizantes (e reco­nhe­cidos pelo MEC) na área química.

Sites – Extensa lista de ende­re­ços eletrônicos nacio­nais e inter­nacio­nais, divi­di­dos por assunto.

Registro – Nessa página, profissio­nais ou empresas encontrarão to­das as orienta­ções para fazer seu registro no Conselho, forma­lizar termo de res­­ponsabilidade técnica, solicitar mu­dança de região etc. Sistemas adicionais permitem o preenchi­mento virtual dos formu­lá­rios e se encarre­gam de verificar se todos os dados solicitados foram for­necidos. Depois de preenchidos, os formulá­rios deve­rão ser impressos e entre­gues pes­soalmente ou por car­ta. Não é pos­sível enviá-los pela In­ter­net pois todos exigem assina­tura.

Cadastro – A partir de agora, pro­fis­sio­nais, empresas, estudantes e es­co­las poderão atualizar seus ca­das­tros au­tomaticamente. É só pre­encher os for­mulários virtuais e cli­car no botão "enviar".

Legislação – Aqui o visitante encon­trará um histórico da legislação que regulamenta a profissão, o Código de Ética e a relação das profissões liga­das à química que, por isso, exigem que o portador de um daqueles títu­los registre-se no Conselho para exer­­­­­­cer suas atividades legalmente.

Jurisprudência – Coleção de sino­p­ses de processos judiciais vencidos pelo CRQ-IV e por outros regionais. Para facilitar a consulta, a página está dividida por áreas.

Banco de Serviços – Trata-se de uma iniciativa do Conselho que visa apoiar as indústrias do setor quí­mi­co, principalmente as de pequeno por­te. Nesse espaço, as empresas re­gis­tradas e em dia com suas obri­ga­ções poderão divulgar seus nomes, en­dereços, produtos e serviços gra­tuitamente. A divulga­ção será feita por 90 dias. Se a em­pre­sa quiser man­ter-se no site, terá de fazer a atuali­zação on-line dos seus dados. Essa medida é necessá­ria para que as informações não fi­quem defasadas.

Chat – Estará disponível nos próxi­mos meses e poderá funcionar de duas maneiras: 1) Com o mesmo prin­­cípio da página "Fórum", só que a tro­ca de informações será feita instan­­­ta­neamente; 2) Como uma es­pé­cie de entrevista, ou seja, um pro­­­fis­­sional ga­baritado ficará co­nec­tado à rede para responder a questões sobre a sua área de es­pe­cialização. Para saber quando o "Chat" fará sua estréia, visite perio­dicamente a página "Novidades".

O CRQ-IV também está com novos endereços de e-mail. Por en­quanto, estão operando o geral crq4@crq4.org.br, o da Biblioteca crq4.biblioteca@crq4.org.br e o da As­sessoria de Comunicação crq4.comunica@crq4.org.br. A expecta­tiva é de que até o final do ano, com a adap­tação dos micros da Casa, tam­bém entrem em funcio­namento os e-mails da Diretoria, Secretaria, Tesouraria, Compras, CPD, Jurídico, RH e Fiscalização.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região