Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2000 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Invenção 1: Cursos Vernier para escalas de Bureta


Cursor Vernier para escalas de Bureta
por Joel Giuliangelli

O Problema

Na operação de titulação, dosa-se solução-padrão à solução-problema com o auxílio da bureta até que ocorra a viragem do indicador para que seja possível ler o volume gasto na escala. O referencial para a medida é o ponto onde o menisco coincidir com o traço da escala. Existe um intervalo mínimo entre os traços para permitir uma boa resolução visual. O menisco, aleatoriamente, pode coincidir com esse intervalo, o que gera um ponto de indeterminação, que usualmente é contornado com o uso do referencial mais próximo. 
 
A Solução existente

Para resolver tal inconveniente era necessário aumentar a precisão da escala, o que foi feito com a criação de um dispositivo lógico desenvolvido isoladamente por Pierre Vernier e Pedro Nunes, conhecido simplesmente por vernier ou nonio(1). Tal dispositivo é composto por uma escala justaposta à principal, chamada de cursor, com uma diferença de comprimento de l/l0. Deslocando-se esse cursor, sempre haverá apenas um ponto em que ocorrerá coincidência ou maior proximidade, e este é o submúltiplo da medida na natureza de trabalho.

A Ideia

 O dispositivo citado seria, sem dúvida, a solução não fosse o fato de que os intervalos de espaçamentos variam conforme o calibre de coluna utilizado. Isso gera a necessidade de dimensionar-se um nônio para cada caso, tornando o processo inviável.

A solução estaria em desenvolver um processo que pudesse assumir todas as possibilidades de intervalos de espaçamentos. A melhor forma encontrada foi uma construção mecânica baseada no método utilizado em desenho técnico para dividir um segmento de reta qualquer em um número de partes iguais (2).

O instrumento criado é constituí­do por duas hastes paralelas (3), interligadas nas extremidades a duas chapas horizontais (4), havendo entre estas somente liberdade de movimento de rotação. Ao longo das hastes há um fio estirado (5), que as cruza em intervalos constantes e também em posições paralelas entre si. A rotação das hastes faz com que ocorram variações entre os intervalos e com espaçamentos proporcionais ao ângulo de inclinação das hastes.

Porém, a invenção ainda não estava completa, pois teria que se deslocar com seus referenciais em posição paralela em relação à escala principal de qualquer coluna. Vários modelos foram testados, e o que melhor se adaptou foi um baseado no principio da régua T (6). A solução encontrada para o posicionador (7) fez com que ele passasse a funcionar similarmente àquele instrumento, apoiado sobre uma base fixa.

O Invento


O instrumento, em resumo, permite a ampliação da precisão das buretas a partir da determinação de sub­múltiplos da medida dentro da escala principal. Em um só elemento é possível a adequação às exigências de espaçamento e posicionamento, pois é provido da capacidade de assumir infinitas medidas dentro de certo parâmetro.

O invento, que inicialmente foi projetado para resolver o problema nas titulações, passa a ter utilidade também nos dosamentos de precisão. Na íntegra de sua patente há uma forma construtiva definida e detalhamento das operações, com o acréscimo de mecanismos auxiliares utilizados para o tracionamento do fio e rotação das hastes.

O autor é Técnico em Química. Contatos podem ser feitos pelo e-mail joelgiu@starmedia.com ou pelo tel. (0xx11) 273-7834.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região