Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2000 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Litigância de má-fé gera condenação


Uma sentença proferida pelo juiz Alessander Marcondes França Ramos, da Comarca de Catanduva/SP, criou um precedente que poderá inibir manobras protelatórias adotadas por empresas e pessoas processadas pelo CRQ-IV por infração à legislação dos Químicos. Além de julgar improcedente a ação de embargos à execução fiscal, o juiz considerou a parte contrária litigante de má-fé (aquele que mente em juízo), condenando-a ao pagamento de indenização, multa, honorários e outras despesas processuais.
 
O caso começou em 1995, quando a fiscalização do Conselho flagrou Rosemary de Fátima Oliani Danin, que não tinha formação na área química, trabalhando como chefe de laboratório e de controle de qualidade da Usina Cerradinho Açúcar e Álcool S.A. Com base na legislação em vigor, o Conselho multou aquela funcionária por exercício ilegal da profissão.
 
Como ela não se afastou das atividades na empresa e nem pagou a multa, restou ao CRQ-IV levar o caso à Justiça. Sem poder negar que estava atuando em função privativa dos profissionais da química, Rosemary alegou em sua defesa que a multa era ilegal pois, como não era registrada no Conselho, não havia razão para que lhe fossem cobradas "anuidades". Como se nota, ela confundiu (ou tentou confundir) o motivo da ação.
 
Essa argumentação foi encarada pelo juiz não só como uma confissão explícita de exercício ilegal da profissão, como também uma tentativa de tumultuar o processo. "Em momento algum se procedeu a cobrança das anuidades. O objeto da presente execução é a cobrança de multa", observou o juiz Ramos, acrescentando que, por essa razão, considerava os embargos mera­mente protelatórios.
 
Na segunda parte de sua sentença, o juiz passou a analisar a conduta processual de Rosemary. Ele lembrou que se a Constituição Federal de 1988 introduziu o princípio do contraditório para possibilitar o mais amplo direito defesa, em nenhum momento "permitiu que fossem alegadas mentiras ou distorcida a verdade, ou ainda que se produzisse incidente manifestamente infundado ou protelatório". A seguir, afirmou que a utilização dos embargos foi uma forma de Rosemary postergar o pagamento (da multa) com a expectativa, ao que tudo indica, de beneficiar-se de alguma anistia. Esse tipo de procedimento, salientou, deve ser desestimulado e repreendido pelo Poder Judiciário.
 
Por fim, ao considerar que a litigância de má-fé é um atentado contra a dignidade da Justiça, o juiz Alessander Marcondes França Ra­mos rejeitou os embargos e condenou Rosemary de Fátima Oliani Danin ao pagamento de indenização, em favor do Conselho, de 20% do valor da causa por ter tentado atrasar o andamento do processo – ajudando assim a congestionar ainda mais o Judiciário com um caso sem sustentacão –, de uma multa, pelos mesmos motivos, de 1% do valor da execução, em favor do Estado, além do pagamento das demais despesas processuais, incluídos honorários de 15% do valor da causa.
 
Prática é comum

Segundo Cátia Stéllio Sashida Balduino, gerente do Departamento Jurídico do Conselho, é comum em casos semelhantes que os executados pela entidade apresentem argumentos buscando convencer juízes de que o CRQ-IV, ao invés de multas, está pedindo o pagamento de anuidades. A anuidade, explica Cátia, só é devida por empresas e profissionais registrados. Para se registrar, as empresas devem exercer atividade na área da química e os profissionais precisam demonstrar que possuem título acadêmico correspondente. "O Conselho não promove o registro ex-officio (unilateral) com o intuito de exigir a todo custo o pagamento de anuidades. Isso sim seria uma ilegalidade", comparou.

Na avaliação da advogada, a rigorosa decisão do juiz Alessander Marcondes França Ramos trouxe à tona a necessidade de reflexão sobre o que é justo, inclusive sobre o que deve ser submetido ao crivo do Judiciário. "Como bem ponderado pelo juiz, o princípio da ampla defesa e do contraditório não permite a alegação de mentiras ou a distorção da verdade, servindo o processo como meio de perpetuação do injusto", ressaltou. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região