Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2000 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Começa a construção da nova sede


Foi iniciada dia 28 de agosto a primeira fase da construção da nova sede do Conselho. O prédio será erguido num terreno localizado no nº 2.039 da rua Oscar Freire, proximidades do Instituto do Coração e da estação Clínicas do Metrô, na capital paulista. A concorrência pública foi vencida pela MPD Engenharia, que estimou para setembro de 2001 a conclusão do projeto. O CRQ-IV deverá mudar para o novo endereço no início do ano seguinte.
 
O prédio será constituído por uma estrutura mista de concreto armado e peças metálicas, tecnologia que tem como principal vantagem a rapidez com que a obra é concluída, explicou o engenheiro Francisco Aristio Morato, contratado pelo Conselho para fiscalizar a execução da projeto. "Se tivéssemos optado pela tradicional estrutura de concreto armado, gastaríamos algo ao redor de três meses a mais para terminar o trabalho", comparou.
 
Até o fechamento desta edição, os 37 operários que trabalhavam no local já haviam terminado as escavações até o nível dos dois subsolos que abrigarão os estacionamentos, entre outras dependências. "O projeto prevê ainda a construção de um terceiro subsolo, onde serão colocadas as caixas d'água e as bombas que comporão parte do nosso sistema de combate a incêndios", acrescentou Morato.

A próxima etapa será fazer a estrutura de concreto armado dos três subsolos até que seja atingido o piso do pavimento térreo. A seguir será iniciada a montagem da estrutura metálica. Quando essa fase for alcançada, perto de 75 operários estarão trabalhando no local. Além dos subsolos para garagem com capacidade para cerca de 100 veículos, a nova sede terá, no térreo, um auditório para 240 lugares e um salão de atendimento ao público, um mezanino e mais três andares para escritórios. O segundo pavimento abrigará três salas, com um total de 130 lugares, onde serão ministrados cursos de aperfeiçoamento profissional. O edifício terá 7,5 mil m 2 de área construída.

A MPD Engenharia já participou de importantes trabalhos, entre eles a ampliação do Shopping Tamboré, em Alphaville (SP). O engenheiro Francisco Aristio Morato possui mais de 40 anos de experiência no acompanhamento de obras, tendo, I inclusive, presidido, entre 1993 e 1995, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAP), uma entidade de referência na área e que presta serviços para empresas privadas e órgãos públicos. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região