Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2000 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Obras tratam da história da química e de segurança


O Informativo CRQ-IV sorteará três livros nesta última edição de 2000. Podem participar profissionais em dia com suas obrigações, inclusive os isentos de pagamento de anuidade, e os estudantes cadastrados. Para se inscrever, envie carta, fax ou e-mail (comunica@crq4.org.br) para a Assessoria de Comunicação, indicando no envelope ou no campo assunto do e-mail/fax o nome da obra desejada. Escreva, também seu nome completo e nº de registro ou cadastro no CRQ-IV. É possível participar de todos os sorteios, desde que seja enviada uma correspondência para cada obra. Por exemplo, se quiser concorrer aos três livros, envie três correspondências.
 
Já que estamos entrando num novo século, sempre é bom saber o que já se fez na química até aqui. O livro Alquimistas e Químicos, de José Atílio Vanin (professor do Instituto de Química da USP e conselheiro titular do CRQ-IV) apresenta um resumo bastante didático sobre a evolução dessa ciência, desde as artes químicas das civilizações antigas até os tempos atuais. Com 96 páginas, o livro ganhou o prêmio Jabuti de 1994 na categoria "Melhor Ensaio". É uma ótima opção para complementar o conteúdo dos livros escolares do ensino médio.
 
Os outros destaques desta edição abordam a questão da segurança. Escrito por Raul Peragallo Torreira, o Manual de Segurança Industrial é um livro indicado para profissionais de várias áreas como engenheiros, médicos e técnicos do trabalho, CIPAs, entidades que tratam de saúde ocupacional etc. Distribuído pela Books Internacional (www.livros.com.br) ou (0xx11) 3266-3777, as suas mais de mil páginas abordam assuntos que vão desde a evolução do conceito do trabalho, passando pela vasta legislação sobre insalubridade, até o tratamento de despejos industriais.
 
Também falando sobre segurança, o terceiro livro chama-se Manual de Autoproteção para Manuseio e Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos. Editado ano passado com o apoio de várias indústrias químicas de grande porte, ele apresenta a classificação desses produtos, juntamente com a legislação correspondente. É um livro que todo químico, em especial os responsáveis técnicos, devem conhecer e consultar sempre.
 
Serão sorteados dois exemplares do Manual de Segurança Industrial e um exemplar das duas outras obras citadas. O sorteio será realizado no dia 23 de janeiro, às 15h. Os nomes dos ganhadores serão divulgados na seção "Novidades" do site do Conselho no dia seguinte. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região