Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2000 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Atendimento social em alta neste ano


Serviços que não fazem parte de suas atribuições legais, mas que o Conselho faz questão de manter, ganharam maior visibilidade em 2000. A apresentação de palestras técnicas, a realização de convênios que possibilitaram a redução dos preços de cursos e os sorteios de ingressos para eventos e de livros relacionado à área química foram iniciativas que contaram com o interesse de mais de 2,5 mil profissionais e estudantes.
 
O Ciclo de Palestras CRQ-IV, principal programa de difusão técnica mantido pela entidade, registrou 21 apresentações, assistidas por aproximadamente 800 pessoas. O sucesso do programa se verificou com o rápido preenchimento das reservas: em média, as vagas acabavam cerca de dois dias após a abertura das inscrições.
 
Pesquisas feitas após cada apresentação do Ciclo, contudo, foram o melhor indicador de aprovação do programa. As avaliações ruins continuaram restritas à falta de comodidade e ao pequeno número de vagas no auditório. Como já foi amplamente divulgado, tais problemas deverão ser sanados a partir da inauguração da nova sede do Conselho. Previsto para entrar em funcionamento no início de 2002, o prédio localizado na rua Oscar Freire terá um auditório preparado para esse tipo de evento com mais de 200 lugares. A sede também terá salas especialmente projetadas para cursos.
 
A entrega de um computador multimídia ao técnico Roberto Alves da Silva, em janeiro, abriu a série de sorteios que o Conselho, por meio do Informativo CRQ-IV, realizou em 2000. Também foram sorteados 16 exemplares de sete livros técnicos. Em média, cada sorteio teve a participação de 260 leitores, o que perfaz um total aproximado de 1.820 inscrições.
 
Ainda por meio de sorteios, o Informativo distribuiu 10 ingressos para o Seminário Internacional do Meio Ambiente Industrial (SIMAI/2000) e um ingresso para o 4º Encontro Racine para as Indústrias Farmacêuticas e Cosméticas - FACO 2000. Convênios/acordos firmados com o IPT, P&D Consultoria Química, Escola LF, AFAM-TEC, Help Consultoria e com o consultor Oscar do Carmo Jrº viabilizaram a obtenção de descontos de até 25% nos preços de vários cursos.
 
A Biblioteca do Conselho incluiu mais 44 obras em seu acervo . Entre as principais aquisições estão duas bases de dados adquiridas da PTI - Publicações Técnicas Internacionais , que permitem acesso, inclusive pela Internet, a toda legislação nas áreas sanitária e de meio ambiente. Até outubro, a Biblioteca havia atendido 1.092 solicitações de pesquisas feitas pessoalmente, por carta, fax ou e-mail.
 
O Conselho ainda distribuiu R$ 60 mil livres de impostos aos profissionais e estudantes que ganharam os prêmios Fritz Feigl e CRQ-IV, ambos destinados a promover a profissão química. Interessados em participar da próxima edição desses concursos podem obter cópias dos respectivos regulamentos na seção "Novidades" deste site ou solicitá-las pelo telefone (0xx11) 3106-8041.
 
FISCALIZAÇÃO - As chamadas atividades-fim do Conselho também registraram ótimo desempenho. Até outubro, o serviço de Fiscalização havia feito 12.679 vistorias em empresas para verificar se estas estavam regularmente registradas e se mantinham químicos no exercício de atividades privativas. No período, foram intimadas 963 empresas e 431 pessoas físicas, todas flagradas em desacordo com a legislação. Os fiscais também realizaram 61 plantões, nos quais foram atendidas 382 pessoas, e proferiram 169 palestras em escolas de nível médio e superior.
 
Até outubro, a Secretaria do Conselho recebeu 80.487 ligações telefônicas. Esse departamento é responsável pelo primeiro atendimento aos profissionais e empresas que procuram a entidade e por encaminhar documentos e solicitações. No período, a Secretaria expediu 17.336 correspondências e 3.546 carteiras, encaminhou 7.515 processos para avaliação e deliberação do Plenário, enviou 5.324 Anotações de Responsabilidade Técnica, 693 notificações de multa e 228 Certidões Negativas de Débito.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região