Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2001 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Morre o Conselheiro José Atílio Vanin


Morreu dia 08 de maio, em São Paulo, o Professor Doutor José Atílio Vanin, Conselheiro Titular do CRQ-IV desde 1990. Professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Vanin se notabilizou nos últimos anos por suas atividades como vice-diretor da FUVEST, entidade que organiza o vestibular para a USP, Unifesp, Santa Casa e Academia da Polícia Militar.

Apontado como responsável principalmente por tornar mais transparente o exame de seleção de alunos dessas importantes escolas, Vanin era sempre convidado a dar entrevistas e a participar de debates envolvendo temas educacionais. Esse assunto, aliás, era uma de suas paixões. Em artigo publicado em junho de 99 no Informativo CRQ-IV, ele demonstrou sua satisfação com a proposta de Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Química, elaborado pelas universidades públicas paulistas e que, entre outros pontos, propunha a criação de mecanismos que concretizassem a "perseguida integração universidade-indústria". A idéia apoiada por Vanin era a de uma formação que levasse em conta não só as questões acadêmicas, mas que permitisse reconhecer a química como uma construção humana, compreendendo os aspectos históricos e suas relações com os contextos cultural, socioeconômico e político. "Nos dias de hoje, o sucesso profissional depende muito mais do perfil comportamental do que do nome apensado à profissão nas volutas caligráficas do diploma universitário", salientou. Vanin afirmava que um diploma não é mais suficiente para definir o futuro profissional: "hoje, valoriza-se o profissional capaz de administrar, inovar, procurar respostas e fazer previsões", declarou em entrevista à revista Galileu de agosto do ano passado.

Vanin também escreveu o livro "Alquimistas e Químicos", que lhe valeu o Prêmio Jabuti, de 1994, na categoria de Melhor Ensaio. Numa linguagem simples e dirigida a estudantes, a obra busca desmistificar a química e, colocando-a no contexto do dia-a-dia, da exemplos de como essa ciência gerou mudanças econômicas e de hábitos.

No dia 22 de junho, durante as comemorações pelo Dia Nacional do Químico, o CRQ- IV Região prestará uma homenagem a esse profissional que, com sua profunda cultura e perseverança, tanto fez pelo engrandecimento da Química em nosso País. Sua vaga de Conselheiro titular passa a ser ocupada pelo professor Hans Viertler.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região