Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2001 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Vigilância volta a discriminar Técnicos


Apesar de continuar em vigência, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVS) voltou a ignorar a tutela antecipada (decisão liminar) que a proibiu de exigir apenas profissionais de nível superior como Responsáveis Técnicos por empresas químicas. A decisão judicial foi obtida em 1998, a partir de ação proposta pelo Conselho Federal de Química, CRQ-IV e outros regionais. Em São Paulo, por exemplo, o Centro de Vigilância Sanitária (CVS/SP), órgão da ANVS, está impedindo que técnicos de nível médio sejam responsáveis por empresas controladoras de pragas (veja edição nº 48 do Informativo). Para defender os interesses desses profissionais e garantir o funcionamento das empresas atingidas pela medida, o Conselho decidiu convocá-los para definir as estratégias a serem adotadas.

A discriminação promovida pela ANVS começa a atingir também o setor de domis- sanitários e, em menor escala, indústrias de outros ramos químicos, informa Liliam Cristina de Moraes Guimarães, da equipe de advogados do CRQ-IV e responsável por receber e organizar as queixas sobre o assunto. "Para melhor instruirmos os processos, estamos solicitando aos profissionais e empresas que mantenham contato, informando por escrito os problemas que vêm tendo com a Vigilância Sanitária e a solução (se é que houve) encontrada para contorná-los", explica a advogada. Se possível, acrescenta, a empresa ou o profissional deve anexar à sua queixa cópia de algum documento expedido pela ANVS, ou por qualquer órgão vinculado a ela, negando o registro de novos produtos, alvará de funcionamento ou de outros atos administrativos em virtude do Responsável Técnico ser um profissional de nível médio.

Não adianta, salienta a advogada, os atingidos pelo problema apenas ligarem para o Conselho e reclamarem. Para que qualquer nova ação possa ser tomada é necessário juntar novas provas documentais de que a tutela concedida pela Justiça voltou a ser desrespeitada. Por exemplo, uma carta assinada por um profissional afirmando que perdeu o emprego porque a empresa foi obrigada a substitui-lo por exigência da ANVS é um documento válido para esse fim. Melhor ainda se este profissional ou a empresa puderem apresentar cópia do documento no qual a exigência está formalizada, completa a advogada.

Apenas os CRQs têm competência legal para definir quais são os profissionais aptos a exercer a Responsabilidade Técnica. Essa atribuição está expressa na Lei 2.800/56, que criou o sistema CFQ/CRQs. E foi justamente baseado naquela lei que o juiz da 1ª Vara Federal de Brasília, Jaime da Costa Castro, em 29/10/98, concedeu a tutela antecipada. Essa decisão, aliás, um ano mais tarde foi ratificada pela juíza Rosimayre Gonçalves de Carvalho, da mesma Vara Federal, que, inclusive, determinou que o diretor da ANVS, Gonzalo Vecina Neto, estaria sujeito ao pagamento de multa diária de R$ 1.000,00 caso a ordem judicial não fosse cumprida (veja Informativo nº 38).



 
Garanta seus direitos ou os da sua empresa atuando junto com o Conselho
Os interessados em formular reclamações envolvendo exigências sobre Responsabilidade Técnica feitas pela AVNS/CVS devem enviar carta ao Conselho Regional de Química IV Região - Depto. Jurídico - A/C Drª Liliam Cristina de Moraes Guimarães, rua Líbero Badaró, 152, 12º andar, CEP 01008-903. É possível, ainda, obter informações preliminares pelo e-mail juridico@crq4.org.br ou pelo telefone 11 3106-8041, ramal 206. "Sem essa participação, o Conselho pouco poderá fazer", observa Liliam Guimarães.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região