Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2001 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial: a competência de cada um


Mais uma vez os profissionais da química, em particular os técnicos de nível médio, vêem seus empregos ameaçados. E esta ameaça não decorre da instabilidade econômica do País ou é uma seqüela da globalização. O motivo é a discriminação, revelada na tentativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVS) de legislar sobre uma área que não é de sua competência, como a própria Justiça assim o reconheceu.

Conforme denuncia matéria publicada na página 3 deste Informativo, órgãos daquela agência voltaram a exigir que empresas da área da química substituam seus Responsáveis Técnicos por profissionais com diploma de curso superior. Trata-se de uma medida arbitrária, principalmente porque passa por cima de uma decisão judicial, em vigor desde 1998, que reconheceu que a competência para definir quem pode ou quem não pode exercer aquela função é dos CRQs, conforme prevê a Lei 2.800/56.

Cabe ressaltar que o problema não atinge apenas os profissionais. As empresas, notadamente as de menor porte, também poderão ter suas atividades comprometidas pela exigência.

Por tais motivos, o CRQ-IV está novamente convocando os atingidos a juntarem forças para definir estratégias visando denunciar e combater o autoritarismo da ANVS.

Entre outros assuntos, esta edição traz também um aviso que deve ser observado principalmente pelos estudantes de cursos técnicos. Ele aborda a decisão do Conselho de não registrar aqueles que, apesar de reprovados por suas escolas, obtiverem o diploma graças à Deliberação CEE11/96. Com essa postura, o CRQ-IV deixa clara sua preocupação em permitir que apenas profissionais capacitados possam entrar no mercado de trabalho para oferecer produtos e serviços seguros e eficientes à sociedade.

Muitos leitores certamente sentirão falta da grade de apresentações do Ciclo de Palestras. Por causa do racionamento de energia, o Conselho concluiu que o programa ficará temporariamente suspenso. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região