Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2002 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Bolsa de Resíduos começa a operar


A Bolsa de Resíduos do Sindicato dos Profissionais da Química do Estado de São Paulo (Sinquisp) foi lançada oficialmente no dia 20/03/2002, durante as comemorações pelos 60 anos de fundação da entidade. Instala­da no endereço www.bolsaderesiduos.org.br , a Bolsa – que recebeu o nome de José Luis Magnani, diretor do Sindicato falecido em dezembro e um dos idealiza­dores do novo serviço – representa uma iniciativa para ajudar na preservação do meio ambiente e gerar oportunidade de trabalho para os profissionais da área.
 
A idéia básica do site é facilitar o intercâmbio entre indústrias que produzem algum tipo de resíduo com outras que procuram por resíduos que possam substituir, com menor custo, suas matérias-primas.
 
Para cada resíduo a ser incluído no site é preciso efetuar o preenchimento de um cadastro com informações sobre suas características, tanto para oferta como para procura. Apenas as informações pertinentes ao produto serão disponibilizadas, garantindo o sigilo quanto à identidade das indústrias. Havendo interesse sobre um resíduo específico, o Sinquisp se encarregará de fazer a intermediação do negócio. O contato direto entre as partes só ocorrerá após o consentimento oficial da empresa geradora.
 
A coordenadora da Bolsa, Kátia Regina Ferrari, organizou o site com base em sua experiência na recuperação de resíduos e na adequação ambiental de processos produtivos – tema da sua tese de doutorado desenvolvida no Inst. de Pesq. Energética e Nucleares IPEN/SP e, atualmente, tema do seu pós-doutorado, em desenvolvimento no Depto. de Petrologia e Metalogenia da UNESP de Rio Claro.
 
A Bolsa também oferece opções de consultoria para gestão, disposição e utilização dos resíduos Profissionais especializados poderão se cadastrar pa­ra oferecer seus serviços.
 
Para atender de forma mais eficiente os usuários que procuram por informações sobre questões ambientais, a Bolsa terá um espaço, chamado Fórum Ambiental, um canal aberto com os consultores. O site já conta com informações sobre legislações e normas ambientais, artigos, notícias, cursos e links para outros sites sobre meio ambiente. “Estamos modernizando constantemente a Bolsa para facilitar o acesso às informações e aos serviços oferecidos”, diz Kátia Regina Ferrari, explicando que o objetivo desse trabalho é proporcionar um espaço diferenciado aos usuários.
 
Outra novidade é que as empresas prestadoras de serviços poderão inserir anúncios na página principal, com link direto ao seu site ou e-mail. Esta opção está condicionada à assinatura de um contrato com Sinquisp, com o estabelecimento das condições e do valor da divulgação.
 
Para obter informações adicionais sobre publicidade na Bolsa é necessário escrever para sinquisp@sinquisp.org.br ou telefonar diretamente para o Sinquisp, (0xx11) 289-1506.
 
No mês de seu lançamento oficial, a Bolsa registrou cerca de 500 visitas, já possuía mais de 20 tipos de resíduos ofertados e cerca de 30 consultores cadastrados. Segundo o Sinquisp, esses resultados deveram-se em boa parte à divulgação feita na última edição do Informativo CRQ-IV. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região