Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2002 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cartas: Veja as críticas, elogios e sugestões feitas pelos leitores


Devido ao grande número de correspondências que o Informativo vem recebendo, muitas delas pendentes de divulgação há vários meses, o Conselho Editorial optou por publicar o maior número de cartas possíveis nesta edição. Mesmo assim, algumas ficarão aguardando publicação futura.

Piscinas – Quero saber se os Técnicos Químicos podem executar processos de desinfecção de águas de piscinas, onde posso obter mais informações sobre essa atividade e como adquirir o livro “Métodos Laboratoriais de Análise Físico-Químicas & Microbiológicas”, de Jorge Antônio Barros de Macêdo?
 
Andreza Sanches
Bauru/SP

Sim, os técnicos não só podem exercer essas atividades, como também responder tecnicamente por piscinas insta­ladas em clubes e hotéis. Nossa Biblioteca remeterá indicações literárias sobre o assunto. O livro do professor Macêdo pode ser adquirido pelos endereços www.aguaseaguas.ufjf.br ou jmacedo@fbio.ufjf.br.

Jurídico I – Parabéns para as Dras Cátia Sashida e Lilian Guimarães pela sua luta em favor dos Técnicos Químicos. A li­minar que obtiveram será de grande valia para pequenas empresas como a minha.
 
Lúcio de Souza Dutra
SP/SP

Jurídico II – Parabenizo as senhoras advogadas Cátia Sashida e Lilian Guimarães pela brilhante vitória em favor do Técnicos. Aproveito para cumprimentar a direção do Conselho pela belíssima sede.
 
Luiz Sérgio do Prado
Taubaté/SP

Estágio – Venho enfrentando dificuldades para conseguir estágio, pois as empresas para as quais ligo não aceitam mulheres para essa função. Será que o mercado é assim mesmo ou serão apenas alguns empresários que teimam em viver nas décadas iniciais do século passado?
 
Simone Dulce
SP/SP

Trata-se de uma situação histórica. Quando a indústria química começou a se desenvolver no Brasil, a quase totalidade dos profissionais empregados era formada por homens. Mesmo atualmente a predominância é masculina. No CRQ-IV, por exemplo, mais de 70% dos profissionais registrados são do sexo mas­cu­lino. Dos cerca de 16 mil estudantes cadastrados, apenas 28,5% são mulheres. Mas já há alguns cursos de formação profissional, principal­mente os da área de alimentos, onde as moças são maioria. Infelizmente, o CRQ-IV não pode interferir nessa questão, mas acredita que, assim como aconteceu em outros ramos de atividade, é inevitável que as mulheres conquistem um espaço maior. O CRQ-IV possui uma Bolsa de Em­pregos onde estudantes podem se candidatar a estágios. Ela fica no endereço www.crq4.org.br/bolsa. Se não tiver acesso próprio à Internet, peça apoio ao Sindicato dos Químicos, telefone (0xx11) 289-1506.
 
Alimentos I – Foi com satisfação que li na edição nº 53 do Informativo que o CRQ-IV passou a integrar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan). A formulação de propostas que venham a aumentar a qualidade dos alimentos que abastecem as mesas dos consumidores, como também viabilizar que mais comida chegue à comunidade de baixa renda estreita a relação existente entre a população, o município e os profissionais da química.
Willian Matsuo
SP/SP

Alimentos II – Sou consultor de em­presas na área de alimentos desde 1994. Vendo o artigo sobre a participação no Comusan, fiquei interessado nas formas de contribuições que poderíamos agregar às propostas a serem apresentadas pelo CRQ-IV.
Marcus Vinícius – Liner Consultoria
Osasco/SP

O Químico Industrial Aelson Guaita (foto), um dos representantes do Conselho no Comusan já manteve contato com os remetentes para discutir idéias a serem apresentadas. “O importante mostrar é que os profissionais da química estão sempre interessados em usar seu conhecimento técnico em benefício da sociedade, particularmente a par­cela mais carente dela”, comentou Guaita ao receber as mensagens de apoio. E tendo em vista o vasto conhecimento que os senhores Matsuo e Vinícus demonstraram ter, o Conselho faz uso desta coluna para convidá-los a proferir palestras e cursos visando capacitar mais profissionais a atuarem nessa área. Os conta­­tos poderão ser feitos diretamente com a Assessoria de Comunicação, telefone (0xx11) 3061-6000 ou e-mail: comunica@crq4.org.br.

Palestras – Os cursos, palestras e eventos promovidos pelo CRQ-IV são, em sua maioria, realizados na cidade de São Paulo. Para nós que moramos no Interior fica muito difícil participar.
 
Luciana Alonso
Bauru/SP
Questionamento semelhante também nos foi feito pelo senhor Luiz Sérgio do Prado, de Taubaté/SP. Há dois problemas que inviabilizam a realização desses eventos em outras cidades. O primeiro deles é a inexistência de espaços próprios. Como se sabe, o CRQ-IV não tem sedes regionais, o que obrigaria a entidade, na melhor das hipóteses, a solicitar a cessão de salas em escolas ou centros de convenções. As escolas até poderiam ceder gratuitamente seus espaços, mas aí o Conselho perderia o controle sobre as pessoas que se interessassem em participar. Como se sabe, apenas pro­fissionais em dia com suas obrigações e estudantes cadastrados têm acesso livre às palestras. A própria organização do evento ficaria prejudicada pela distância entre a sede do Conselho e o local do evento. O segundo problema é mais complicado ainda de ser resolvi­do. Ocorre que a legislação não permite que o Conselho invista seus recursos no pagamento de instrutores. Todos os palestrantes que se dispõem a dividir seus conheci­mentos nas palestras organizadas pelo CRQ-IV o fazem gratuitamente. Sequer suas despesas de locomoção e alimentação são restituídas. A vantagem que têm é que ao exporem seus nomes e os de suas empresas no Informativo e mesmo no contato direto com os participantes aumentam suas chances de realizarem negócios no futuro.

Home Page - Parabéns pelas novas instalações. Se estamos de endereço novo, seria interessante atualizar a Home Page na Internet.
 
Nilson de Castro Dias
SP/SP

Sem dúvida, Nilson. As alterações, aliás, estão em curso há cerca de dois meses e só não ficaram prontas porque estamos testando o funcionamento de dois novos programas que passarão a ser disponibilizados: um para busca de páginas internas e outro para pesquisas de livros em nossa Biblioteca. A estimativa é de que a reformulação esteja concluída em cerca 30 dias.

Sorteios - Gostaria de parabenizá-los pelos sorteios que vêm realizando, pois eles constituem uma chance real de aquisição gratuita de materiais para aumentar o conhecimento técnico do profissional.
 
Jamilton Aparecido Miguel
Sumaré/SP 
A finalidade dos sorteios é essa. Pena que tão poucos são contemplados. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região