Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2002 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Vereador quer afastar técnicos do controle de pragas


Projeto proposto pelo médico Paulo Frange, vereador e líder do PTB na Câmara Municipal, praticamente inviabiliza o trabalho dos Técnicos Químicos em empresas controladoras de pragas na cidade de São Paulo. O projeto de lei nº 01-366/2002 cria o Código Municipal de Pragas Urbanas, iniciativa que vinha sendo apoiada pelo CRQ-IV, pois busca dar credibilidade ao setor, afastando do mercado empresas que colocam em risco a saúde do consumidor. Mas apesar de ter participado de vários encontros para colaborar com esse trabalho, a entidade foi surpreendida com a inclusão no projeto de dois artigos (35 e 53) que impedem os profissionais de nível médio de responderem tecnicamente por essas empresas.

Em ofício dirigido ao vereador no dia 15 de julho, o diretor executivo, Manlio de Augustinis, manifestou o descontentamento do CRQ-IV. "Apesar de termos discutido o assunto com o vereador durante o Fórum Aberto de Debates sobre Pragas Urbanas, ocorrido na Câmara Municipal de São Paulo, e em encontros no decorrer da Expoprag 2002, fomos surpreendidos com a notícia da restrição imposta aos técnicos publicada no Diário Oficial" disse.

Augustinis explicou que a proposta é nociva à parcela considerável dos profissionais da química, pois praticamente condena ao desemprego cerca de 250 técnicos que atuam no setor. Uma vez aprovada a lei, as empresas terão de substituir esse pessoal, advertiu. Outro efeito danoso do projeto é o de limitar ainda mais o campo de trabalho de outros 25 mil técnicos vinculados ao CRQ-IV e que potencialmente reúnem condições de contribuírem para o fortalecimento do setor.

Augustinis acredita que o erro cometido na elaboração do projeto coloca em xeque a ótima idéia de regulamentar a atividade em São Paulo. A restrição ao trabalho dos técnicos de nível médio representa não só uma discriminação, como também uma afronta à Lei Federal nº 2.800, de
18/06/1956. De acordo com ela, é competência exclusiva do Conselho Federal de Química e de seus regionais definirem as atribuições dos profissionais. Essa prerrogativa, ressaltou Augustinis, foi exaustivamente colocada ao vereador naqueles encontros e reforçada por meio ofícios enviados em dezembro de 2001 e em maio e junho deste ano. "O vereador nos garantiu que debateria a questão, mas não manteve o compromisso", lamentou o executivo.

O Conselho continuará fazendo gestões junto aos vereadores para demonstra-lhes que, além de ilegal, a restrição imposta aos técnicos não se reveste de critérios técnicos. Se necessário, seguirá a mesma linha adotada - e que se mostrou vitoriosa - todas as vezes em que organismos estranhos à comunidade química tentaram definir as atribuições dos profissionais da área: recorrerá ao Poder Judiciário.

Box (ver modelo PDF)

Frange cita norma do CONFEA para se defender

Em resposta ao ofício enviado pelo CRQ-IV, o vereador Paulo Frange disse que ao incluir os artigos que restringem o trabalho dos Técnicos Químicos nada mais fez do que "ratificar disposição já preceituada pela Decisão Normativa (DN) 67/2000; não havendo notícia de que tenha sido atacada judicialmente com sucesso".

O CRQ-IV foi pesquisar e descobriu que a citada Decisão Normativa é um instrumento administrativo formulado pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA). Ou seja, o dispositivo atende apenas aos interesses daquele Conselho e dos profissionais a ele vinculados. A DN, portanto, considera ilegais até mesmos as controladoras de pragas que possuem profissionais da química de nível superior como responsáveis técnicos. Em outras palavras, o CONFEA quis, por meio de uma decisão administrativa, anular a lei federal 2.800/56.

De fato, não há notícias de que o Judiciário tenha se manifestado sobre a polêmica causada por aquela norma. O que se sabe é que várias empresas do setor legalmente registradas no CRQ-IV procuraram a entidade depois de terem sido ameaçadas pelo CREA-SP, que lhes exigia o registro. Todas foram orientadas e contestaram administrativamente a exigência. Até onde se sabe, o CREA-SP não levou esses casos adiante.

Clique aqui para ler a íntegra do ofício enviado pelo CRQ-IV ao vereador Paulo Frange.

Clique aqui para ler a íntegra da resposta enviada pelo vereador ao CRQ-IV Região




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região