Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2002 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Devedores poderão ser inscritos no CADIM


Um total de 96 profissionais que deixaram de pagar anuidades e que foram encontrados trabalhando pelo Serviço de Fiscalização foram multados em R$ 1.088,00 este ano. Destes, 73 tiveram as multas relevadas porque regularizaram sua situação. Aqueles que não o fizeram tiveram o valor da multa acrescido em suas dívidas e já estão sendo juridicamente acionados. Seus empregadores foram intimados a substituí-los por profissionais em situação regular no Conselho.

A aplicação da multa está embasada na Consolidação das Leis do Trabalho e na Lei 2.800/56, que criou os Conselhos de Química. A determinação para que as empresas façam a substituição dos profissionais irregulares está sustentada pelo artigo 27 da Lei 2.800/56. As empresas que não cumprirem tal determinação poderão ser multadas em até R$ 3 mil.

O registro no Conselho e o pagamento de anuidades são obrigatórios. Além de não cumprir a lei, o profissional inadimplente promove concorrência desleal, procedimento que o sujeita a responder a processo ético, que pode culminar com a suspensão do direito de exercer a profissão por até um ano.

As empresas da área da química também são legalmente obrigadas a se registrar, pagar anuidades e indicar responsável técnico por suas atividades.

CADIN

O Conselho está firmando um convênio com a Fazenda Pública com o objetivo de inscrever os nomes dos devedores no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Essa decisão busca demonstrar aos profissionais e empresas que cumprem com suas obrigações que o Conselho está agindo para punir aqueles que lucram ao ignorar a lei, segundo explica Sebastião Ferreira Leite, gerente Financeiro do CRQ-IV. "O inscrito no CADIN não poderá, por exemplo, obter empréstimo para compra de imóvel. Já a empresa não terá acesso a financiamentos do BNDES e também não poderá participar de concorrências públicas", adverte.

Leite observa que muitos profissionais poderiam evitar esses transtornos se procurassem o Conselho para se regularizar. Há vários casos, salienta, em que a anuidade não foi paga porque o devedor estava desempregado e deixou de pedir a dispensa do pagamento.

O gerente Financeiro recomenda aos devedores manterem contato com o Conselho pelo telefone (0xx11) 3061-6000, fax (0xx11) 3061-6019 ou pelo e-mail tesouraria@crq4.org.br. "Nosso interesse é encontrar uma forma de equacionar essas pendências", garante. Ele lembra que os processos de execução fiscal geralmente terminam em penhora, fazendo com que os devedores percam bens que lutaram a vida inteira para conseguir. "Não temos como evitar essas situações desagradáveis, pois a lei nos obriga a processar os devedores", esclarece.


DISPENSA DE ANUIDADES


Os profissionais que não pagaram anuidades por estarem desempregados ou cursando a pós-graduação sem auferir nenhuma renda além da proporcionada por uma bolsa de estudos devem pedir ao Conselho a solicitação de dispensa e juntar documentos que comprovem sua situação. Se o motivo tiver sido desemprego, juntar cópias simples das páginas da Carteira de Trabalho onde constem foto, nº e série, qualificação civil, último contrato de trabalho e a da página seguinte a este. Se for pós-graduando, juntar declaração da Instituição de Ensino confirmando a matrícula. As cópias deverão estar perfeitamente visíveis. Clique aqui para obter uma cópia da solicitação de dispensa




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região