Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2002 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Erros impedem emissão de CCAT


A falta de apresentação de documentos está fazendo com que várias empresas enfrentem dificuldades para obter do Conselho a Certidão de Comprovação de Aptidão Técnica (CC AT). A certidão é exigida pelos órgãos públicos nos processos licitatórios, conforme prevê a Lei 8.666/93. Ela serve para atestar a execução projetos de engenharia química, de prestação de serviços e de fornecimento de bens. Destina-se ainda à formação de acervo técnico.

A CCAT foi lançada em maio deste ano pelo Conselho. Para solicitá-la, a empresa deve fazer um requerimento, informando sua razão social, nº do CNPJ e o nome do químico responsável pela empresa (ou pelo projeto) durante o período em que o serviço foi executado. É importante salientar que a CCAT só será emitida se, naquele período, tanto a empresa quanto o químico já possuíam registros no Conselho.

Além dessas informações, será necessário juntar ao requerimento os seguintes documentos:
  • Atestado da empresa que contratou os serviços, informando a razão social da contratada e CNPJ, nome do químico responsável e o período em que o serviço foi executado. O atestado deverá ter firma reconhecida. Além da via original, a empresa terá também de juntar duas cópias autenticadas;
  • Uma cópia autenticada do contrato de prestação de serviço e dos eventuais aditamentos deste. Se o contrato estiver suspenso ou em andamento, a CCAT abrangerá apenas o período cumprido.
As dificuldades para obtenção da CCAT são mais freqüentes nos casos envolvendo contratos antigos, o que dificulta, por exemplo, que as empresas consigam reconhecer firmas nos atestados fornecidos pelas tomadoras de seus serviços.

Para evitar transtornos no futuro, as empresas que desejarem iniciar desde já o processo de certificação de seus projetos poderão solicitar ao Conselho o registro de contratos assim que estes forem firmados.

TAXAS


A taxa para emissão de cada CCAT é de R$ 26,00. As empresas ou profissionais que quiserem registrar apenas os novos contratos de prestação de serviços, de fornecimento de bens ou de execução de projetos pagarão R$ 22,00. Os valores citados permanecerão inalterados enquanto o Conselho Federal de Química não publicar nova resolução modificando a tabela das taxas de serviços cobradas pelos CRQs.

Desde que toda a documentação necessária seja apresentada, o prazo para emissão da CCAT será de 15 dias.

Para obter mais informações ligue para (0xx11) 3061-6061 ou escreva para crq4@crq4.org.br




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região