Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2002 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Escolhidos os ganhadores do Prêmio Nobel


O Prêmio Nobel de Química deste ano foi concedido pela Academia real das Ciências sueca a John B. Fenn (EUA), 85 anos, Koichi Tanaka (Japão), 43 anos, e Kurt Wüthrich (Suíça), 64 anos, cientistas que desenvolveram métodos para identificar e analisar macromoléculas biológicas, como as proteínas. Estes métodos revolucionaram o desenvolvimento de medicamentos e são promissores em outras áreas como, por exemplo, o controle alimentar e o diagnóstico precoce de certos tipos de câncer.
 

A possibilidade de analisar as proteínas em detalhe levou a aumentar a compreensão dos processos da vida. Os pesquisadores agora podem, rápida e facilmente, identificar proteínas diferentes que uma certa amostra contém. Eles também podem determinar imagens tridimensionais que mostram como que, em solução, as moléculas de proteína se parecem e, então, compreender sua função na célula.

Dois dos laureados, John Fenn e Koichi Tanaka, receberam o prêmio pelo desenvolvimento e aplicação de uma técnica específica, a espectrometria de massa, ao estudo das proteínas. A espectrometria de massa é um método analítico muito importante, usado em praticamente todos os laboratórios de química em todo o mundo. Anteriormente só moléculas muito pequenas podiam ser identificadas, mas John B. Fenn e Koichi Tanaka desenvolveram métodos que tornaram possível analisar também as macromoléculas biológicas.

O terceiro premiado, Kurt Wüthrich, demonstrou que uma outra técnica, a ressonância magnética nuclear (NMR), pode ser utilizada para estudar as proteínas, mostrando a sua estrutura tridimensional e dinâmica interna.

John B. Fenn nasceu em 1917 em Nova York (EUA). Tornou-se PhD em química, em 1940, e professor emérito, em 1987, na Yale University, Connecticut, EUA. Desde 1994 é professor de pesquisa na Virginia Commonwealth University, Richmond, Virginia, EUA.

Koichi Tanaka nasceu em 1959 na cidade de Toyama (Japão). É bacharel em engenharia pela Tohoku University, Japão. É engenheiro da Shimadzu Corp., Kyoto, Japão.

Kurt Wüthrich nasceu em 1938 em Aaberg (Suíça). Tornou-se PhD em química inorgânica, em 1964, na Universidade de Basel, Suíça. É professor de biofísica na ETH, de Zurique, e no Scripps Research Institute, Califórnia, EUA.

O prêmio é de 1 milhão de dólares. Fenn e Tanaka ficaram com US$ 250 mil cada e Würthrich recebeu US$ 500 mil. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região