Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2003 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - Motivos para comemorar o Dia do Químico


Em 18 de junho, data em que entrou em vigor a lei 2.800/56, que regulamentou a profissão, comemora-se o Dia Nacional do Profissional da Química. Como tradicional­mente faz, o CRQ-IV programou uma cerimônia para festejar a data, oportunidade em que fará homenagens e entregará prêmios a profissionais e estudantes de destaque. A festa, por uma questão de agenda, será realizada dia 13 de junho, na sede da entidade.

Mais do que um símbolo para a classe, este ano a data deve ser comemorada como uma dose de otimismo. Correto afirmar que ainda é cedo para soltar rojões, mas há indicadores que apontam para dias melhores para a economia nacional, em especial para área química e, em conseqüência, para o nível de emprego do setor.

A inflação e o dólar estão em declínio, o chamado "Risco-País" também está caindo e parte importante do capital externo que entrou no Brasil nos últimos meses foi destinado a investimentos e não à mera especulação financeira.

Por sua vez, a indústria química fechou o primeiro trimestre deste ano com resultados interessantes, em que pese todo o pessimismo gerado pela recente guerra EUA X Iraque. A produção global do setor, por exemplo, cresceu 9,7% em relação a igual período de 2002, enquanto o número de empregos gerados aumentou 1,14%, notadamente pela contratação de trainees. Os números são do mais recente Relatório de Acompanha­mento Conjuntural, produzido pela ABIQUIM.

Obviamente, o panorama econômico não mudará substancialmente da noite para o dia. Mas dados como os citados já começam a fazer com que até membros do governo federal olhem com mais carinho a possibilidade de amenizar a política econômica no sentido de baixar um pouco a taxa de juros, facilitando assim a implementação de novos projetos de investimento. Por que então não acreditar, trabalhar e torcer para que isso aconteça?




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região