Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2004 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Presidente anuncia metas


Empossado presidente do CRQ-IV em 03 de fevereiro deste ano, o Engenheiro Manlio Deodócio de Augustinis deu a sua primeira entre­vista ao Informativo desde que assumiu o novo cargo. Principal colaborador do ex-presidente Olavo de Queiroz Guimarães Filho, morto em dezembro do ano passado, Augustinis integra o corpo de conselheiros desde 1986. Sua eleição para a presidência foi conseqüência natural da experiência acumulada nas quase duas décadas de serviços prestados à entidade.

Manter o trabalho e as conquistas do Conselho no tempo em que foi dirigido por Guimarães Filho são alguns dos compromissos do novo presidente. Mas Augustinis tem metas mais audaciosas, que pretendem não só dar continuidade ao processo de modernização administrativa do Conselho, como também aproximar a entidade das Casas Legislativas para que possa participar ativa­mente da elaboração de leis que envolvam a atuação dos pro­fissionais.

Nascido na capital paulista, Manlio de Augustinis formou-se Engenheiro Industrial - Modalidade Química em 1964 pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie. Depois de formado, trabalhou como engenheiro nas indústrias de cerâmica, cal e química. Entre 1981 e 1987, foi gerente industrial da Divisão Química da Vulcan Material Plástico S/A. Deixou aquela empresa para assumir a diretoria industrial da Oxypar Indústrias Químicas S/A, onde permaneceu até 1991. Paralela­mente às funções de executivo da indústria, Augustinis atuou como professor. Entre 1996 e 1997, foi professor de Química Industrial no curso de Engenharia do Mackenzie e por outros 27 anos ministrou aulas nos cursos de Química Industrial e Engenharia da Escola Superior de Química Oswaldo Cruz. Seu currículo profissional também inclui atividades de consultor nos períodos entre 1977 e 1981 e 1991 a 1993. Em 1994, foi convidado por Olavo de Queiroz Guimarães Filho a assumir a diretoria executiva do CRQ-IV, onde permaneceu até fevereiro deste ano. Eleito presidente na sessão extraordinária realizada em 16 de janeiro, assumiu a presidência da entidade em 03 de fevereiro.
 
Veja nos quadros a seguir as principais metas da gestão do novo presidente do CRQ-IV
 
Plano interno

Secretaria - Melhorar o atendimento dos profissionais e empresas a partir de uma racionalização dos trabalhos que inclua aperfeiçoamento do controle de atividades e prazos; Fiscalização - Aperfeiçoar a capacitação técnica dos fiscais, informatizar os relatórios de vistoria e ampliar a base de atendimento aos usuários do interior; Financeiro - Melhorar o sistema de cobrança de inadimplentes; Arquivo - Concluir o serviço de digitalização de processos e iniciar o arquivamento eletrônico de novos processos e documentos; Informática - Implantar um novo programa para o gerenciamento administrativo e financeiro do Conselho e atualizar a base de computadores e softwares; Comunicação - Ampliar o setor para melhor atender a demanda de cursos e eventos; Biblioteca - Ampliar o acervo e implementar sistema automatizado de controle de acervo e consulta pelo usuário.
 


Plano externo

Política - Acompanhar projetos de lei de interesse dos profissionais da química no Congresso Nacional, Assembléia Legislativa e Câmaras Municipais, desenvolver novos contatos políticos, sugerir projetos de lei e estimular a formação de comissões de profissionais para atuarem juntas com o CRQ-IV; Relacionamento - Relacionar-se e manter espírito de colaboração com os demais CRQs e entidades profissionais e empresarias da área; Adotar providências em defesa dos profissionais da química caso o CFQ não seja suficientemente ágil para adotá-las; Capacitação - Apoiar processos de aperfeiçoamento e educação continuada dos profissionais, prosseguir incentivando convênios entre escolas e empresas visando a formação de profissionais da química; Divulgação - Divulgar os benefícios da química para a sociedade, apoiar eventos do setor.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região