Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2004 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - Um passo importante


A liminar afastando os efeitos da Resolução 387, principal destaque desta edição, deve ser vista como um passo importante na luta para derrubar de vez a medida discrimina­tória e ilegal baixada no final de 2002 pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e que provocou estragos ao longo do ano passado. Para quem não se lembra, sob pretexto de disciplinar as atividades dos farmacêuticos que atuam na indústria de medicamentos, o CFF editou uma resolução cujo principal objetivo era, na verdade, criar empregos para a sua base a partir da eliminação da concorrência de profissionais - principalmente os da química - que histórica e legalmente também atuam nesse setor. Para tanto, o CFF se viu no direito de apontar na citada resolução os cargos e atividades que a partir de então poderiam ser ocupa­dos exclusivamente por farmacêuticos.

Por se tratar de uma liminar cuja amplitude beneficia apenas uma empresa e os químicos por ela contratados, ainda é preciso comemorar essa vitória com cautela. Falta ainda o julgamento definitivo do mérito. Mas é claro que se este repetir o entendimento da liminar - e as análises apontam para isso - a Justiça terá sido feita.

Outro destaque desta edição é a história da profissional da química que de forma surpreendente descobriu que era responsável técnica por um produto sobre o qual jamais ouvira falar. Além de servir de alerta para outros profissionais, o assunto abre uma discussão sobre a publicidade e a comercialização indiscriminada de produtos - sobretudo cosméticos - que prometem resultados fantásticos sem que os consumidores tenham de fazer maiores esforços físicos além daquele necessário para efetuar a compra.

Veja também neste número um breve histórico e as metas do novo presidente do CRQ-IV, o engenheiro Manlio de Augustinis.  




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região