Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2004 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Professores incluídos na Ordem do Mérito Científico


O CRQ-IV cumprimenta os professores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Blanka Wladislaw e Etelvino José Henriques Bechara por sua admissão na Ordem Nacional do Mérito Científico, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A bacharel Blanka Wladislaw nasceu em Varsóvia, Polônia, mas está no Brasil há várias décadas. Apesar de ter sido aposentada compulsoriamente em 1987, continua em atividade como professora convidada do IQ/USP orientando pós-graduandos e ministrando cursos de pós-graduação. Formou 29 mestres e doutores, vários deles atualmente professores do IQ/USP e de outras universidades do Brasil. Blanka desenvolveu pesquisas nas áreas de reatividades de compostos orgânicos, química de compostos de enxofre, reações de sulfanilação e química de ciclanonas. Ela é integrante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Brasileira de Química (ABQ) e da Royal Society of Chemistry, da Inglaterra. Registrada no CRQ-IV desde 1957, foi homenageada pela entidade em 1999 com uma placa de Honra ao Mérito.

O também bacharel Etelvino José Henriques Bechara é mineiro de Serra do Caparão e atua como professor titular do IQ/USP. Há mais de 20 anos tem centrado suas atenções na elucidação de mecanismos moleculares de geração e comportamento de radicais livres e espécies eletronicamente excitadas. Seus trabalhos em favor da teoria de radicais como agentes tóxicos implicados nas manifestações clínicas de porfirias químicas e inatas são considerados de alta relevância médica. Ele também se dedica ao estudo da quimioluminescência de peróxidos e da bioluminescência de insetos. Bechara venceu a edição 2003 do Prêmio Fritz Feigl, promovido pelo CRQ-IV.

Instituída em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência e à Tecnologia. O Decreto nº 4.115, de fevereiro de 2002, dispõe sobre a Ordem e estabelece suas duas classes: Grã-Cruz e Comendador. O presidente da República e o Ministro da Ciência e Tecnologia integram a entidade.

A entrega das insígnias e dos diplomas referentes à admissão ou promoção na Ordem é feita, em princípio, no dia 13 de julho de cada ano, quando se comemora o nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência do Brasil e cientista universal do iluminismo. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região