Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2004 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Alimentos: Justiça diz que produção industrial deve ser conduzida por profissionais da química


A juíza da 7ª Vara Federal Cível de São Paulo, Cristiane Farias Rodrigues dos Santos, concedeu, em 23 de junho, uma tutela antecipada (espécie de liminar) determinando que a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SA A) do Estado de São Paulo aceite profissionais da química como Responsáveis Técnicos por indústrias de produtos de origem animal. Além de cercear o direito ao livre exercício da profissão, a postura adotada pela SAA até então impedia as empresas do setor registrarem seus produtos no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP).

O SISP vinha recusando químicos nos processos de registro alegando que a função era privativa dos médicos veterinários. A recusa baseava-se nas Resoluções 24/1994 e 29/2002, ambas da SAA, e na Resolução Conjunta 01/2000, daquela Secretaria e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Além de suspender liminarmente os efeitos das três resoluções na questão da responsabilidade técnica, a juíza disse que, em princípio, é função do médico veterinário somente inspecionar e fiscalizar as indústrias nos aspectos sanitário e higiênico, "não lhe cabendo assumir a condição de responsável pelo processo industrial".

Na ação proposta, o CRQ-IV não questionou se essas empresas precisam ou não contar com a assessoria de médicos veterinários. O Conselho entende, inclusive, que a participação deles é importante à medida que, ao supervisionarem a saúde dos animais e as condições sanitárias dos locais onde são abatidos, contribuem para que produtos de melhor qualidade cheguem ao mercado.

"O que não concordamos é com a obrigatoriedade imposta pela Secretaria de que a responsabilidade técnica pelos produtos também seja privativa daqueles profissionais", disse o advogado Edmilson José da Silva, do Departamento Jurídico do CRQ-IV. A formação dos veterinários, acrescentou, prevê baixas cargas horárias – se comparadas às dos profissionais da química – de disciplinas voltadas à produção de derivados de origem animal e de controle do meio ambiente, o que lhes permite ter apenas uma noção superficial sobre tais assuntos. O pleno conhecimento da tecnologia química é imprescindível no processamento industrial dos produtos que chegam à mesa do consumidor, comparou.

A liminar foi concedida com base nesse fato e também em função de o Decreto nº 85.877/81 prever que a fabricação industrial de derivados de origem animal e o tratamento dos resíduos decorrentes da utilização dessas matérias-primas serem atividades privativas do profissional da química. A decisão, portanto, simplesmente assegurou um direito que os químicos sempre tiveram e que lhes foi tirado pela Resolução 01/2000. Esta norma, aliás, sequer lhes permitia participar de uma tal "prova de capacitação", por ela criada, que passou a ser condição para obtenção do Certificado de Capacitação Técnica exigido para efeito de registro no SISP.

Assim que tomou conhecimento da liminar, o CRQ-IV enviou cópias do documento às associações de profissionais e às entidades empresarias do setor, solicitando que divulgassem a notícia. Contudo, o sindicato das indústrias de laticínios de São Paulo (Sindileite), que lidera um movimento contrário à vinculação de sua base ao CRQ-IV, respondeu que não repassaria a informação porque a decisão judicial não era definitiva. "Trata-se de uma postura estranha e contrária aos interesses das empresas associadas, principalmente porque muitas delas podem estar tendo dificuldades nessa questão", disse o advogado do Conselho.

As empresas ou profissionais do setor devem entrar em contato com o Departamento Jurídico caso estejam enfrentando problemas relacionados às resoluções suspensas pela Justiça. O descumprimento da ordem judicial será denunciado, ficando a SAA sujeita a multa diária. Clique aqui para obter uma cópia da liminar.

 
Formação Acadêmica - Comparativo Profissionais da Química X Médicos Veterinários

Formação para atuar nas indústrias de produção de carne:

 
Cursos de Medicina Veterinária
Cursos de Química
487 horas de disciplinas específicas
sobre a produção industrial
 1.856 horas de disciplinas específicas
sobre a produção industrial

 Formação para atuar nas indústrias de produção de leite e derivados:

Cursos de Medicina Veterinária
Cursos de Química
90 horas de disciplinas de controle de qualidade 495 horas de disciplinas de controle de qualidade
285 horas de disciplinas sobre produção industrial 1.605 horas de disciplinas sobre produção industrial
 

Formação para atuar em controle e adequação ao meio ambiente na fabricação de produtos de origem animal: 

Cursos de Medicina Veterinária
Cursos de Química
22 horas de disciplinas específicas  330 horas de disciplinas específicas

Assuntos relacionados:

SAA reconhece irregularidade de Resolução
Justiça desobriga registro no CRMV
Sentença confirma liminar contra o SISP
Quadro atualizado em setembro de 2007 compara formação de químicos e veterinários




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região