Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2004 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

CRQ-IV, ABIPLA, ABAS e ABRALIMP promovem curso


Está marcado para os dias 18 e 19 de novembro, das 8h30 às 17h, um curso de Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Saneantes Domissanitários promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e apoiado pelo CRQ-IV, Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários (ABAS) e Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza (ABRALIMP).

Destinada a prover atualização técnica a quem trabalha em empresas do setor, a formalização da parceria ABIPLA/CRQ-IV foi possível graças a aproximação promovida pela recém-criada Comissão de Profissionais da Química da Área de Saneantes. Constituída em agosto deste ano, a comissão vem se reunindo periodicamente sob a coordenação do Conselho.

O curso foi dividido em três etapas. A manhã do dia 18 está reservada ao fornecimento de informações sobre legislação sanitária, histórico e legislação sobre BPF em saneantes, inspeção em indústrias desse setor etc. A apresentação desses tópicos será da Gerente Geral de Saneantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Tânia Pich, e da Gerente de Inspeção daquele órgão federal, Maria do Carmo Lopes Severo.

Na parte da tarde começará o detalhamento das Boas Práticas de Fabricação. A convidada para expor o assunto é a consultora Elionae Dantas Máximo. Especialista em BPF do Ministério da Saúde, Elionae participou da implantação e chefiou durante sete anos o Setor de Fiscalização de Produtos da Divisão de Saneantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. No setor privado, gerenciou áreas de Manipulação, Garantia da Qualidade e de Assuntos Regulatórios de empresas nacionais e multinacionais. Integra atualmente o Grupo Ad-Hoc de Saneantes do Mercosul, na elaboração das normas de Boas Práticas de Fabricação.

A participação de Elionae será retomada na manhã do dia 19. Após o intervalo para almoço, o curso entrará em sua última fase com duas palestras. A primeira será destinada a apresentar a Comissão de Profissionais da Área de Saneantes, as razões de sua formação e seus objetivos. A segunda tratará da participação do profissional da química nas BPFs, com destaque para o papel do responsável técnico.

Inscrições

O curso será realizado na sede do CRQ-IV, localizada na rua Oscar Freire, 2.039, Pinheiros, SP/SP. O prédio fica distante duas quadras da estação Sumaré do Metrô. Quem optar por veículo próprio poderá usar gratuitamente o estacionamento da sede.

Para profissionais e estudantes vinculados ao CRQ-IV e empresas associadas à ABIPLA, a taxa de inscrição será de R$ 300,00. O valor será o mesmo para profissionais cujas empresas forem associadas à ABAS e ABRALIMP. Para outros interessados, o valor será de R$ 360,00. Serão fornecidos apostila, coffee-breaks e certificado de participação.

Reservas deverão ser feitas exclusivamente na ABIPLA, telefones (0xx11) 3816 2762/3816 3405 ou pelo e-mail abipla@abipla.org.br. Utilize esses meios também para solicitar informações adicionais.As vagas são limitadas.

Profissionais que desejarem integrar a comissão saneantes devem entrar em contato com o Departamento de Fiscalização do Conselho. 
 
O curso de Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Saneantes tem o apoio das seguintes entidades:
Conselho Regional de Química IV Região (SP/MS)
Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins
Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários
Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região