Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2004 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Processos éticos: CRQ publica punições


 
EDITAL

SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL POR 1 (UM) ANO - PENA DISCIPLINAR APLICADA AO TÉCNICO EM BIOQUÍMICA – FÁBIO LUIS DA SILVA A CONTAR A PARTIR DE 11.08.2004 – DATA DA PUBLICAÇÃO NO DOE

O Conselho Regional de Química – IV Região, no uso de suas atribuições conferidas pela Lei 2.800/56, consoante Acórdão de fls. 323 exarado no Processo Ético nº 65.248, vem tornar pública a pena de SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL na área da química, pelo período de 1 (um) ano, a contar de 11.08.2004, imposta ao Técnico em Bioquímica Fábio Luis da Silva – CRQ-IV nº 04436861, por ter restado provado que o referido profissional agiu com conduta antiética na sua atuação profissional na empresa Lens Surgical Oftalmologia Ltda. ao qualificar-se indevidamente como responsável técnico, incorrendo em infração ao Item "II", sub-item "1": "O profissional da química deve: proceder com dignidade e distinção; examinar criteriosamente sua possibilidade de desempenho satisfatório de cargo ou função que pleiteie ou aceite" e sub-item "2": "O profissional da química não deve: empregar qualificação indevida para si ou para outrem", do Código de Ética do Profissional da Química (Resolução nº 927 de 11.11.70 do CFQ).

São Paulo, 11 de agosto de 2004

Presidente Manlio de Augustinis

 
Manual alerta sobre implicações da Responsabilidade Técnica

O CRQ-IV lançou há dois anos um livrete chamado "Manual de Responsabilidade Técnica". Disponibilizada gratuitamente, a publicação busca explicar e alertar sobre as implicações administrativas, civis e criminais a que estão sujeitos os profissionais que assumirem a responsabilidade técnica por empresa da área química e que não observarem com cuidado todas as normas técnicas e éticas que essa função exige.

Clicando aqui, o interessado terá acesso a uma relação de perguntas e respostas que também podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre o assunto.

Antes de aceitar assumir uma responsabilidade técnica, o profissional deve fazer uma avaliação pessoal para verificar se, de fato, reúne as condições para tanto. Além disso, manter-se atualizado e nunca esquecer que uma falha pode por a empresa, funcionários e terceiros em grave risco são outros requisitos a serem observados. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região