Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2009 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Licenciamento ambiental poderá será acelerado


Foi aprovado, dia 28 de abril, o Projeto de Lei 819/2008 que altera a denominação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e lhe confere novas atribuições. Noventa dias após a sanção pelo governador José Serra, a empresa vai se chamar Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, mantendo a mesma sigla, e passará a ser o único órgão licenciador do Sistema Estadual de Meio Ambiente. Atualmente, essa atividade está distribuída entre a própria Cetesb e três outros órgãos.

Segundo o governo estadual, a mudança objetiva agilizar a concessão das licenças ambientais. Além de manter a função de órgão fiscalizador e licenciador de empreendimentos potencialmente poluidores, a Cetesb passará a licenciar atividades que impliquem supressão de vegetação e intervenções em áreas consideradas de preservação permanente e ambientalmente protegidas.

Para o Engenheiro Químico Wanderley Feliciano, especialista na área e colaborador do CRQ-IV, as mudanças são bem-vindas, uma vez que uma das maiores dificuldades atualmente no processo de licenciamento é o de se obter o posicionamento de diferentes órgãos, o que gera lentidão, reanálises desnecessárias e elevando o custo do empreendimento. “Já participei de processos que demoraram mais de três anos até que a licença fosse obtida”, disse.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região