Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2009 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Caso Diadema: prefeituras começam a aderir a acordo


 
Foto: Ag. EstadoMais cedo do que se esperava, começou a dar resultado o ofício enviado pelo CRQ-IV a todas as prefeituras paulistas, alertando-as sobre os riscos de concederem alvarás de funcionamento ou manterem em seus territórios empresas da área química sem terem verificado se estão registradas no Conselho. O ofício, conforme destacado na edição anterior do Informativo, foi remetido poucos dias após o acidente que, em 27 de março, destruiu a empresa Di-All Química, que operava clandestinamente na cidade de Diadema. As explosões e o incêndio danificaram seriamente outras firmas e imóveis residenciais.

O documento adverte que, apesar de possuir autorizações de funcionamento expedidas pela prefeitura local e pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb), a Di-All Química operava de modo irregular, posto que não estava registrada no Conselho, conforme exige a Lei 2.800/1956. Tampouco mantinha um Profissional da Química supervisionando suas operações. O ofício salienta que o registro no Conselho e a manutenção de profissionais habilitados a lidar com produtos químicos e zelar por sua eficácia, segurança e qualidade é uma medida necessária para reduzir os riscos aos trabalhadores, consumidores e ao meio ambiente.

No final do texto, o Conselho defende a necessidade de os órgãos públicos se articularem melhor para evitar que tragédias como a de Diadema voltem a ocorrer. Para tanto, propõe uma parceria pela qual as prefeituras comprometem-se a expedir autorizações de funcionamentos para empresas da área química somente após estas comprovarem regularidade do CRQ-IV. Também foi solicitado aos dirigentes municipais a remessa de relações com nomes e endereços das firmas que já estão instaladas para que seja verificado se estão em situação regular. Por sua vez, quando das vistorias de seu Serviço de Fiscalização, o CRQ-IV compromete-se a denunciar a localização de empresas clandestinas.

Resultados – Pouco mais de um mês após o envio do ofício, quinze prefeituras se manifestaram positivamente, sendo que algumas já enviaram as listas. Em alguns casos, constatou-se a existência de empresas consideradas químicas e que não estão registradas. O Serviço de Fiscalização já foi acionado para vistoriá-las. Algumas prefeituras solicitaram reuniões com a equipe do CRQ-IV ou mais informações para poderem melhor se posicionar.

As propostas contidas no ofício foram apresentadas pessoalmente (e posteriormente por escrito) à prefeitura de Diadema. No início de abril, o gerente de Fiscalização do Conselho, Wagner Contrera Lopes, reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Luis Paulo Bresciani. “Ainda estamos aguardando um retorno do representante local”, informou Lopes.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região