Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2005 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Reunião no Conselho discutirá norma sobre água


Está marcada para os dias 26 e 27 de abril, na sede do CRQ-IV, a 8ª reunião de trabalho da Comissão de Estudos CE 10:105.07 - ABNT/CB-10. O grupo, que a partir desse encontro terá a participação de um integrante do Conselho, está elaborando a norma "Critérios para avaliação de produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano – efeitos relacionados à saúde", que posteriormente será implantada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A comissão é formada por representantes de companhias de saneamento, indústrias químicas, institutos de pesquisa, órgãos da saúde e pesquisadores. A participação do CRQ-IV no grupo se justifica pelo fato de o tratamento de água ser atribuição exclusiva do profissional da química, segundo determina o decreto 85.877/81. Este dispositivo legal, aliás, foi reforçado ano passado pela Portaria 518, do Ministério da Saúde, que estabeleceu um rol de exigências técnicas tão amplo para o tratamento da água para o consumo humano que apenas as empresas públicas e privadas que atuam na captação, tratamento e distribuição e que tiverem profissionais da química em seus quadros funcionais podem atender.

A qualidade da água e o importante papel desempenhado pelo profissional da química nessa área foram destacados recentemente pelo CRQ-IV, que para comemorar o Dia Mundial da Água publicou a imagem ao lado em seu site.

A crescente poluição dos recursos hídricos tem gerado a necessidade de adição de quantidades e variedades crescentes de produtos químicos à água para adequá-la às exigências de potabilidade. Por outro lado, os produtos químicos utilizados, dependendo de sua procedência ou composição, podem, eventualmente, introduzir na água características indesejáveis e/ou prejudiciais à saúde humana.

Esses aspectos há muito tempo vêm preocupando os técnicos, fabricantes e consumidores do setor de saneamento básico. Para solucionar a questão, o Comitê de Tecnologias de Saneamento e Meio Ambiente e o Comitê Nacional de Qualidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) formaram um grupo de trabalho que mais tarde se transformou na Comissão de Estudos de Produtos Químicos para o Saneamento Básico, Água e Esgotos da ABNT/CB10 n.º 10.105.07. A norma na qual a comissão está trabalhando pretende fornecer diretrizes para fabricantes/fornecedores, consumidores e órgãos certificadores. 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região