Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2005 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Reunião no Conselho discutirá norma sobre água


Está marcada para os dias 26 e 27 de abril, na sede do CRQ-IV, a 8ª reunião de trabalho da Comissão de Estudos CE 10:105.07 - ABNT/CB-10. O grupo, que a partir desse encontro terá a participação de um integrante do Conselho, está elaborando a norma "Critérios para avaliação de produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano – efeitos relacionados à saúde", que posteriormente será implantada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A comissão é formada por representantes de companhias de saneamento, indústrias químicas, institutos de pesquisa, órgãos da saúde e pesquisadores. A participação do CRQ-IV no grupo se justifica pelo fato de o tratamento de água ser atribuição exclusiva do profissional da química, segundo determina o decreto 85.877/81. Este dispositivo legal, aliás, foi reforçado ano passado pela Portaria 518, do Ministério da Saúde, que estabeleceu um rol de exigências técnicas tão amplo para o tratamento da água para o consumo humano que apenas as empresas públicas e privadas que atuam na captação, tratamento e distribuição e que tiverem profissionais da química em seus quadros funcionais podem atender.

A qualidade da água e o importante papel desempenhado pelo profissional da química nessa área foram destacados recentemente pelo CRQ-IV, que para comemorar o Dia Mundial da Água publicou a imagem ao lado em seu site.

A crescente poluição dos recursos hídricos tem gerado a necessidade de adição de quantidades e variedades crescentes de produtos químicos à água para adequá-la às exigências de potabilidade. Por outro lado, os produtos químicos utilizados, dependendo de sua procedência ou composição, podem, eventualmente, introduzir na água características indesejáveis e/ou prejudiciais à saúde humana.

Esses aspectos há muito tempo vêm preocupando os técnicos, fabricantes e consumidores do setor de saneamento básico. Para solucionar a questão, o Comitê de Tecnologias de Saneamento e Meio Ambiente e o Comitê Nacional de Qualidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES) formaram um grupo de trabalho que mais tarde se transformou na Comissão de Estudos de Produtos Químicos para o Saneamento Básico, Água e Esgotos da ABNT/CB10 n.º 10.105.07. A norma na qual a comissão está trabalhando pretende fornecer diretrizes para fabricantes/fornecedores, consumidores e órgãos certificadores. 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região