Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2005 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Pesquisa sobre o GHS mostra resultados preocupantes


A maioria (86%) dos profissionais que atua como Responsável Técnico (RT) em indústrias químicas e petroquímicas de São Paulo e Mato Grosso do Sul desconhece ou apenas ouviu falar a respeito do Sistema Globalmente Harmonizado para Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS). Essa é a principal informação resultante da pesquisa promovida em abril e maio deste ano pelo CRQ-IV.

Os resultados do levantamento foram apresentados ao grupo de trabalho formado por entidades governamentais, empresariais e de profissionais que discute a implantação do sistema no Brasil, durante reunião realizada dia 25 do mês passado na sede do Conselho. A equipe concluiu que será necessária a criação de mecanismos de divulgação e a realização de treinamentos para que o sistema possa ser implantado no País até 2008. A partir daquele ano, as empresas que não se adequarem ao GHS poderão enfrentar dificuldades para exportar seus produtos.

A pesquisa apurou dados bem preocupantes: 10% daqueles que participaram nunca elaboraram a Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) e 38% só a elaboram quando solicitado pelo cliente. Esses números mostram que quase metade dos que responderam a pesquisa ignoram o Decreto 2.657/98, que ratifica a Convenção nº 170/Recomendação nº 177 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esses dispositivos obrigam que o fornecedor dos produtos químicos disponibilize as informações de segurança na utilização dos mesmos no trabalho.

Ainda segundo a pesquisa, 72% dos participantes declararam encontrar dificuldades de acesso às informações sobre riscos/perigos que as substâncias químicas oferecem à saúde e ao meio ambiente, o que dificulta a elaboração de rótulos e de documentos como a FISPQ.

Clique aqui para ver os números finais do levantamento. Para obter mais informações sobre o GHS, acesse a página mantida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região