Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2005 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Decisões judiciais favorecem profissionais


Duas recentes decisões do Poder Judiciário reforçaram a obrigatoriedade de que as empresas que fabricam e comercializam produtos saneantes, perfumes e cosméticos e aquelas que distribuem derivados de petróleo devem se registrar nos CRQs e indicar Profissional da Química para responder tecnicamente por suas atividades.

O primeiro caso envolveu a Eco-Ar Indústria e Comércio, cuja atividade básica é a industrialização e comercialização de saneantes, perfumes e cosméticos. A empresa foi autuada em 2000 pelo CRQ-IV por não ter registro na entidade e tampouco manter em seus quadros Profissional da Química como Responsável Técnico. A alegação da empresa era que havia se registrado no Conselho de Farmácia e que a responsabilidade técnica estava a cargo de uma farmacêutica. Entendia a empresa que, para chegar ao produto final, apenas manipulava e misturava matérias-primas adquiridas de terceiros, procedimento que não implicava nenhuma reação química.

Na ação proposta, o CRQ-IV demonstrou que eram manipuladas matérias-primas como quartenário de amônia, ácido sulfônico, amidas, hidróxido de sódio, hiplocrito de sódio, corantes, fragrâncias, conservantes e água e que a obtenção dos produtos finais só poderia ocorrer por meio de operações unitárias e reações químicas, características em todo processamento químico dirigido. O Conselho demonstrou que, pela natureza de suas atividades, a empresa mantinha um laboratório de controle de qualidade, onde eram analisadas a viscosidade, o pH e a densidade dos produtos.

O caso foi julgado pela juíza Sílvia Figueiredo Marques, da 26ª Vara Federal Cível de São Paulo. Em sua análise final ela concluiu que "havendo reação química, a indústria é considerada química e nesse caso, exige-se o registro perante o CRQ" (sic).

Petróleo

Já o juiz Sergio Noboru Sakagawa, da 3ª Vara Cível de São Caetano do Sul (SP), rejeitou embargos da Petróleo Ipiranga contra a execução fiscal que lhe promoveu o CRQ-IV por falta de pagamento de anuidades e pela aplicação de multas por não indicar Responsável Técnico. Apesar de estar registrada no Conselho há mais de 20 anos, a empresa alegou que deixou de cumprir suas obrigações por não ver amparo legal nas citadas cobranças, uma vez que suas atividades básicas (estocagem, comércio e distribuição de derivados de petróleo) não a obrigavam a manter um Químico como Responsável Técnico.

Baseado nos argumentos apresentados pelo CRQ-IV, o juiz afirmou em sua sentença que a empresa "no exercício de sua atividade realiza mistura e adição de produtos químicos, e essa manipulação, tanto para assegurar a garantia deles quanto pelo risco de combustão, explosão e intoxicação torna obrigatória a presença desse profissional" (sic).

O juiz observou ainda que a própria Agência Nacional de Petróleo (ANP), conforme as portarias 02 e 309, obriga as empresas desse setor a manter em suas instalações profissionais habilitados nos CRQs para responder pelas análises químicas e controle para a garantia da qualidade dos produtos por elas comercializados. A decisão baseou-se, ainda, na Lei Estadual nº 10.994/01, que obriga as refinarias ou distribuidoras a fornece­ rem certificados, assinado por profissional habilitado no CRQ-IV, da composição química dos produtos que fabricam e/ou distribuem.

Clique nos links abaixo para obter cópias das decisões citadas neste artigo:

Sentença envolvendo a Eco-Ar Indústria e Comércio.

Sentença envolvendo a Petróleo Ipiranga. 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região