Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2005 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Presidente do CRQ fala em evento sobre o Prolab


O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, participou do "III Seminário Regional de Acreditação de Laboratórios em Análise da Qualidade da Água", nos dias 03 e 04 de novembro. Promovido pelo Instituto de Meio Ambiente do Pantanal, órgão vinculado ao governo de Mato Grosso do Sul, o evento discutiu o Prolab - Programa Nacional de Acreditação de Laboratórios em Análises da Água.

Em sua participação, Augustinis disse que o CRQ-IV tem desenvolvido várias ações buscando colaborar com a concretização do Prolab. Em 2004, logo após a publicação da Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde, elaborou e enviou a todas as prefeituras de São Paulo e Mato Grosso do Sul parecer técnico ressaltando a importância do Profissional da Química na condução das operações de tratamento de água destinada ao abastecimento público. Essa iniciativa já vem gerando resultados à medida que várias cidades contrataram profissionais habilitados para aquela função ou instituirão cursos para capacitar seus operadores. A Portaria 518/2004 estabeleceu os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água, seu padrão de potabilidade e definiu uma nova Norma de Qualidade da Água para o Consumo Humano.

Augustinis também informou que o Conselho tem mantido contato e colaborado com diversas entidades públicas e privadas visando garantir a qualidade da água. Como exemplos, citou levantamentos sobre possíveis irregularidades em laudos de análises de água elaborados por empresas fiscalizadas pela entidade, feitos por solicitações do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp). Tais estudos, inclusive, levaram o CRQ-IV a alertar os profissionais da química envolvidos e a iniciar um processo de reclassificação daqueles laboratórios.

O Conselho tem contribuído para a solidificação da Associação Brasileira dos Laboratórios de Análises Ambientais (ABRALAN), cedendo suas instalações para que a entidade possa se reunir e definir estratégias de atuação. Técnicos do CRQ-IV têm, inclusive, participado dessas reuniões. No âmbito da normatização, o Conselho abrigou por duas vezes em 2005 reuniões do grupo da ABNT que discute a norma "Critérios para avaliação de produtos químicos usados no tratamento de água para consumo humano – efeitos relacionados à saúde". O Conselho também integra esta equipe.

Recentemente, o CRQ-IV criou uma comissão formada por técnicos da entidade e profissionais da área para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente. Um dos objetivos do grupo é elaborar uma cartilha destinada a orientar o trabalho dos profissionais nessa área.

Araraquara - No final de outubro, Manlio de Augustinis esteve em Araraquara (SP) para visitar o escritório que o Conselho recentemente inaugurou para atender empresas e profissionais do norte do Estado. Acompanharam o presidente na visita os conselheiros Antonio Carlos Massabni e Alírio de Carvalho, e a vice-diretora do Instituto de Química da Unesp, Olga Oliveira. No mesmo dia, Augustinis proferiu palestra sobre a regulamentação da profissão na 35ª Semana da Química daquela universidade. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região