Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Química de superfície recebe Prêmio Nobel


O Prêmio de Nobel de Química de 2007 foi conferido ao alemão Gerhard Ertl, do Fritz-Haber-Institut der Max-Planck-Gesellschaft, de Berlim, Alemanha. O prêmio traduz o reconhecimento da comunidade científica aos estudos que Ertl desenvolveu sobre os processos químicos que ocorrem na superfície dos sólidos. Trata-se de um trabalho que permitiu aplicações não só no campo da pesquisa básica como também em vários setores industriais. O prêmio é organizado pela Fundação Nobel, uma instituição privada criada em 1900.

Nascido em 1936 na cidade de Bad Cannstadt, o físico-químico Ertl lançou, com seus estudos, as bases científicas da moderna química de superfície. Essa área é tida como muito difícil e requer equipamentos experimentais avançados que trabalham sob vácuo e permitem observar como as camadas individuais de átomos e moléculas se comportam nas superfícies extremamente puras dos metais.

Esse campo da ciência química permitiu o surgimento de vários processos que influenciam diretamente no bem-estar e qualidade de vida de todos, como o desenvolvimento de fertilizantes ricos em nitrogênio, a invenção dos catalisadores que reduzem as emissões de poluentes dos automóveis e o funcionamento das células a combustível – que poderão, no futuro, substituir os combustíveis fósseis. A fabricação de semicondutores e até as análises sobre o comprometimento da camada de ozônio (pois alguns dos processos determinantes da reação que afeta a camada ocorrem nos pequenos cristais de gelo presentes na estratosfera) também são áreas que dependem do conhecimento decorrente dos processos que ocorrem na superfície dos sólidos.

Segundo destacou o comunicado da Real Academia de Ciências da Suécia – que escolhe os ganhadores do Nobel – foi em conseqüência dos processos desenvolvidos na indústria de semicondutores que a moderna ciência da química de superfície começou a emergir nos anos de 1960. Gerhard Ertl foi um dos primeiros a ver o potencial dessa área e desenvolveu uma metodologia capaz de demonstrar como procedimentos experimentais podem ser usados para fornecer um retrato completo de uma reação de superfície.

Assim como os vencedores nas demais categorias, Gerhard Ertl receberá 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,7 milhões). O Prêmio Nobel foi criado para cumprir uma vontade do químico sueco Alfred Nobel, nascido em Estocolmo, em 21 de outubro de 1833. Principalmente por causa da dinamite, inventada por ele em 1866, Nobel tornou-se um dos homens mais ricos de sua época. Sem herdeiros diretos, ele determinou em testamento que a sua fortuna fosse usada para estimular pesquisas científicas e ações que beneficiassem a humanidade. A cerimônia de premiação acontece em Estocolmo, sempre no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região