Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Projeto quer estimular exportações de produtos de limpeza


A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) assinou convênio com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex, órgão ligado ao governo federal), visando fortalecer a venda de produtos brasileiros ao exterior. Chamado Abipla Exporta, o projeto contará com uma verba de R$ 2 milhões para realização de pesquisas de mercado, participação em feiras e organização de eventos para fechamento de negócios. Os recursos devem ser aplicados no período de dois anos.

Dez empresas já estão participando, mas outras podem ingressar a qualquer momento. A adesão ao projeto prevê o pagamento de uma taxa mensal de R$ 400,00. Esse valor, além de permitir a participação da empresa em feiras internacionais por preços subsidiados, garante acesso às pesquisas de mercado que indicarão não apenas os potenciais compradores, mas também as adequações que devem ser feitas aos produtos para atender ao perfil do consumidor local e às exigências técnicas e sanitárias. Está prevista a realização de trabalhos sobre os seguintes mercados: Sul Africano (África do Sul, Angola e Moçambique), Árabe (Emirados Árabes, Egito e Síria), América Central (Costa Rica, Cuba, Panamá e República Dominicana) e Árabe-Africano (Argélia, Marrocos e Tunísia).

As empresas participantes poderão integrar missões comerciais para apresentação de seus produtos no exterior. A primeira delas será realizada em janeiro de 2008, nos Emirados Árabes. Em outubro, os empresários visitarão Angola, Moçambique e África do Sul. Para 2009, está agendada uma missão para quatro países latino-americanos: Panamá, Costa Rica, Cuba e República Dominicana.

Potenciais compradores também virão ao Brasil. Estão programadas duas rodadas de negócios dentro do Projeto Comprador: uma em maio de 2008 e a outra no mesmo mês de 2009. Em cada uma delas, devem vir doze compradores de países latinos, árabes e africanos.

Ao longo de seus dois anos de duração, o projeto Abipla Exporta deve participar de pelo menos nove feiras. As duas primeiras aconteceram este ano: a Supermercados 2007, realizada no Chile, em outubro, e a Internacional Exposition Small and Médium Interprises, também naquele mês, em Dubai, nos Emirados Árabes.

A diretora executiva da Abipla, Maria Eugenia Proença Saldanha, diz que as ações serão focadas na África, América Latina e Oriente Médio, mercados com maior potencial comprador. Ela acredita que as indústrias não enfrentarão grandes dificuldades relacionadas a barreiras sanitárias para ingressar naqueles mercados. “Como nossa legislação já é avançada, nossos produtos estão plenamente adequados”, avalia.

Empresas interessadas em participar ou obter mais informações sobre o projeto Abipla Exporta devem entrar em contato com a associação pelos telefones (011) 3816-3405 / 3816-2762 ou pelo e-mail  export@abipla.org.br .

Veja as feiras que terão a participação de empresas do Projeto Abipla Exporta:

GULF CLEANTECH – PULIRE MIDDLE EAST
13 a 15 de Janeiro de 2008
Dubai – Emirados Árabes

EXPOCOMER
05 a 08 de Março de 2008
Panamá

EL HOGAR
28 de Agosto a 14 de Setembro de 2008
Bogotá – Colômbia

SAITEX
11 a 15 de Outubro de 2008
Johanesburg – África do Sul

HOTEX/HOMEX
22 a 24 de Novembro de 2008
Damasco – Síria

EXPOCOMER
04 a 07 de Março de 2009
Panamá

FILDA
23 a 27 de Julho de 2009
Luanda – Angola
 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região