Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho promove II Encontro de Representantes de Cursos


O CRQ-IV promoveu, em 22 de fevereiro, o "II Encontro de Representantes de Cursos”, que são professores que representam o Conselho nas escolas de nível médio e superior em que atuam. O objetivo era integrá-los e fornecer-lhes subsídios para desenvolverem uma de suas principais atividades: orientar os estudantes sobre a legislação profissional e o funcionamento do Conselho. Cerca de 60 representantes participaram do evento, ocorrido na sede da entidade.
 

Na abertura do encontro, o engenheiro Manlio de Augustinis, presidente do CRQ-IV, lembrou que a entidade instituiu os representantes de cursos em 2002 para estreitar e intermediar sua relação com as instituições de ensino e os estudantes.

A professora Gabriela Nenna Ferraresi, do Colégio Oswaldo Cruz, conta que, desde então e apoiada pelo treinamento oferecido pelo Conselho, ela passou a conhecer melhor o papel do órgão. Como representante da entidade, consegue orientar melhor os estudantes sobre o exercício profissional ao longo do curso. Dessa forma, o contato deles com o CRQ-IV não fica restrito às palestras feitas pelos fiscais.

Segundo a professora, as principais dúvidas de seus alunos dizem respeito às atribuições profissionais. Ela observou que, mostrando-lhes as atividades que estarão aptos a desenvolver depois de formados, eles sentem-se estimulados a procurar novos cursos, a fim de aprimorar seus conhecimentos e atuar também em outras áreas.

Na opinião do representante do Centro Educacional Técnico Suzanense (Suzano/SP), Cleuber José de Carvalho, contar com alguém que conhece ao mesmo tempo a realidade da escola e o papel do Conselho ajuda os alunos a esclarecer suas dúvidas. A representante do Colégio Santos Dumont e do Centro de Educação Profissional de Indaiatuba, Marta Eliza Bérgamo, acrescenta que o trabalho dos representantes facilita o processo de registro. Além disso, reforçou, promove uma aproximação entre o Conselho e os estudantes, principalmente os que estão distantes das cidades onde há postos de atendimento.

Nesse sentido, a representante da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Eliana Leão do Prado, diz que está percebendo uma evolução no relacionamento entre o Conselho e as escolas. Ela observa também que a existência de uma entidade para regulamentar e fiscalizar o exercício da profissão estimula a qualificação dos qua- dros de funcionários das empresas.

O encontro de fevereiro serviu de treinamento para os novos representantes e de atualização para quem já exercia a função. Os participantes da reunião receberam do gerente de Fiscalização, Wagner Contrera Lopes, e da sua equipe, informações sobre o papel, o histórico e as funções do Sistema CFQ/CRQs, as atribuições conferidas a cada profissional da química e os critérios para análise de indicação de Responsáveis Técnicos. Também foram orientados sobre como conduzir as palestras a respeito do exercício profissional para os formandos. 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região