Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Brasil integra consórcio para construção da ISS


Em 1997, o Brasil entrou para a lista de 16 países parceiros na construção da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Com isso, ganhou o direito de usar sua estrutura para realizar experimentos científicos e enviar um tripulante ao espaço, que antes passaria por um treinamento na NASA, a agência governamental responsável pelo programa espacial norte-americano. No ano seguinte, o tenente-coronel da Aeronáutica Marcos Cesar Pontes foi o escolhido para se tornar o primeiro astronauta brasileiro.

A principal vantagem da ISS é permitir que os cientistas estudem o comportamento de elementos, seres e equipamentos quando estão expostos a uma força gravitacional menor do que a da Terra.

Estudos em microgravidade também podem ser feitos em vôos suborbitais, mas, nessas situações, os pesquisadores têm cerca de 6 minutos apenas para realizar seus experimentos, o que inviabiliza muitos trabalhos.

Além da microgravidade, a ISS também oferece aos cientistas um ambiente mais próximo ao Sol, com maior intensidade de radiação.

Inicialmente, a viagem do brasileiro seria realizada a bordo de um ônibus espacial da NASA. No entanto, uma soma de fatores como a falta de verbas para que o Brasil cumprisse toda a sua parte no acordo para construção da ISS e as explosões da nave Columbia e do Centro de Lançamento de Alcântara, em 2003, contribuíram para adiar o vôo de Pontes.

Firmou-se então um acordo com a Rússia, pelo qual o astronauta embarcou na nave espacial Soyus TMA-8 – que em russo quer dizer esperança –, lançada em 29 de março. Lá, ele permaneceria por oito dias, durante os quais teria a função de executar os experimentos dos institutos de pesquisa brasileiros. Viajaram com Pontes o russo Pavel V. Vinogradov e o americano Jeffrey N. Williams.

Em homenagem aos cem anos do vôo de Alberto Santos Dumont a bordo do 14 BIS, a viagem do astronauta Marcos Pontes foi batizada como “Missão Centenário”.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região