Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
PDQ
Perfil
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube   Siga-nos no Instagram
 

Jul/Ago 2006 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Conselho discute educação com autoridades estaduais da área


Presença de profissionais da química em laboratórios de escolas foi
um dos temas discutidos com a secretaria paulista

O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, participou dia 20 de junho de uma audiência com a secretária adjunta de educação do estado, Carmen Vitória Annunziato, para discutir o ensino da química nos cursos de nível médio. Augustinis falou sobre a necessidade de melhorar a qualidade das aulas e colocou o Conselho à disposição para ajudar a Secretaria a estudar formas de fazê-lo. Outro assunto discutido com a secretária adjunta foi a importância de os laboratórios das escolas terem profissionais da química como responsáveis, tendo em vista principalmente a segurança dos usuários. Também foi solicitada o apoio da secretária-adjunta para facilitar uma aproximação do CRQ-IV com o Conselho Estadual de Educação (CEE).

Além de Augustinis, participaram do encontro o presidente do Sindicato dos Químicos do Estado de São Paulo, Waldemar Avritscher; o presidente em exercício da Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ), Marcelo Seckler; o presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ), Ivano Gutz, e o gerente do Serviço de Fiscalização do Conselho, Wagner Lopes. A audiência foi acompanhada pelo deputado estadual João Caramez (PSDB), que tem apoiado as iniciativas no CRQ-IV na área educacional.

No dia 24 de junho, a Carmen Annunziato participou da cerimônia de comemoração ao Dia do Profissional da Química e aos 50 anos da Lei 2800, que criou o Sistema CFQ/CRQs.

MS

O conselheiro do CRQ-IV George Cury Kachan participou, em 06 de julho, de uma reunião no Conselho Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul (CEE/MS) para discutir a autorização de funcionamento do curso de Técnico em Química da Escola Paulo Freire. O convite para participar da reunião veio da presidente do CEE/MS, Mariuza Aparecida Camillo Guimarães.

O CEE/MS já vem rotineiramente solicitando pareceres do CRQ-IV sobre a abertura de novos cursos na área química. “Nós estamos trabalhando em conjunto com o CEE/MS, para que a formação dos técnicos seja a melhor possível”, afirmou Kachan. O conselheiro aproveitou a passagem por Campo Grande e visitou a Escola Paulo Freire. No fechamento desta edição, um parecer sobre o curso da instituição de ensino estava sendo elaborado e seria encaminhado ao CEE/MS tão logo fosse concluído. Embora o curso já seja oferecido pela escola, o órgão estadual reavalia os projetos pedagógicos dos cursos que autoriza a cada quatro anos.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região