Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Justiça determina registro de empresa de água mineral no Conselho


Terminou sem sucesso a tentativa da empresa Águas Minerais Ibirá Ltda. de cancelar seu registro no CRQ-IV, o qual havia sido requerido por ela mesma em março de 1991. Na ação ordinária movida contra a entidade, a empresa alegou que se registrou no Conselho Regional de Farmácia, pois entendia que suas atividades poderiam ser acompanhadas por profissional das áreas de farmácia e bioquímica.

Contudo, relatórios de vistoria e parecer técnico juntados ao processo pelo CRQ-IV comprovaram que as atividades da empresa – exploração de jazidas minerais, engarrafamento e comercialização de águas minerais, bem como a produção de garrafas plásticas para o envase de água – envolviam a manipulação de produtos químicos, mediante a ocorrência de operações unitárias, cujo acompanhamento, execução e controle são privativos do Profissional da Química, conforme o art. 2º, do Decreto nº 85.877/81.

Salienta, ainda, a sentença proferida pelo juiz da 3ª Vara Federal de São Paulo, Wilson Pereira Jr., que a empresa possui laboratório onde são realizadas análises físico-químicas e microbiológicas de controle de qualidade da água, atividade que também compete ao Profissional da Química, conforme artigo 335 da CLT.

Com base nesses fatos e provas, a ação foi julgada improcedente, ficando obrigada a empresa a regularizar sua situação no CRQ-IV.

Clique aqui para obter cópia da sentença.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região