Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Formulários
Game
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Noticiário
PDQ
Perfil
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Publicações
QuímicaViva
Regimento Interno
Selo de Qualidade
Sorteios
Transparência Pública
Siga-nos no Twitter   Conheça nosso Facebook   Nosso canal YouTube   Siga-nos no Instagram
 

Jul/Ago 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

18 de junho: veja as homenagens feitas pelo Conselho


Com a presença de mais de 200 pessoas, o CRQ-IV realizou, dia 24 de junho, em sua sede, a cerimônia para comemorar o Dia do Profissional da Química e o aniversário de 50 anos de promulgação da Lei 2.800, que criou o Sistema CFQ/CRQs. No evento foram entregues os prêmios Fritz Feigl, CRQ-IV e feitas homenagens aos profissionais com registro mais antigo na entidade, ao primeiro presidente do Conselho Federal de Química, Geraldo Castro, e aos profis-sionais de São Paulo - Pascoal Senise e Walter Borzani - que integraram o primeiro corpo de conselheiros do CFQ.

Patrocinada pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e prestigiada pela secretária-adjunta da Educação do Estado, Carmen Vitória Annunziato, pelo deputado estadual João Caramez (PSDB), e por representantes de entidades ligadas à Química, a cerimônia marcou também o lançamento do selo e do carimbo postal criado pelo CRQ-IV em parceria com os Correios para comemorar o cinqüentenário de criação do Sistema.

Confira abaixo fotos dos principais momentos do evento.

CRQ-IV comemora o Dia do Profissional da Química e os 50 anos da Lei 2.800

 

.

(1) Profissionais se confraternizaram no salão de entrada da sede, momentos antes do lançamento do selo e do carimbo alusivos ao cinqüentenário da Lei 2.800/56. (2) A seguir, no auditório, ocorreu a cerimônia em comemoração ao jubileu de ouro da lei, que criou o Sistema CFQ/CRQs, e ao Dia do Profissional da Química.


 


 

Ao lado do representante dos Correios, senhor Antonio Carlos de Oliveira, o presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, aplicou o carimbo sobre o selo comemorativo. No discurso, Augustinis agradeceu toda a assessoria dos Correios no projeto de lançamento do selo e do carimbo, que marcou nacionalmente o cinqüentenário da Lei 2.800.
 


Este é o selo lançado pelo CRQ-IV para marcar os 50 anos da Lei 2800 e que está
sendo usado em todas as correspondências expedidas pela entidade neste ano.

 


 


 

O CRQ-IV homenageou o primeiro presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), Geraldo Castro, falecido em 2004, oferecendo uma placa de agradecimento a seu filho, senhor Antonio Mendes de Oliveira Castro, que veio especialmente de Curitiba (PR) para participar da cerimônia. O Bacharel Pascoal Senise (E), recebeu uma placa de agradecimento por ter representado São Paulo no primeiro corpo de conselheiros do CFQ, em 1957, onde ficou até 1971. Senise recebeu a placa das mãos do vice-presidente do CRQ-IV, Engenheiro Químico Lauro Pereira Dias (D).
 

Homenagem aos profissionais com registro mais antigo

 

 

 

Como tradicionalmente acontece, o Conselho entregou placas de honra ao mérito, como reconhecimento pelos anos dedicados à Química, aos profissionais com registro mais antigo e que ainda não haviam sido homenageados. Apenas o Engenheiro Químico, Alcides Branco da Silva não pôde comparecer à cerimônia, mas receberá a placa em sua residência. Confira ao lado os três homenageados.

Técnico Químico Lívio Euler de Araújo


Bacharel em Química
Myrna Sabino


Bacharel em Química Tecnológica, José Francisco Cancella

 
Prêmio CRQ-IV


 


 

O professor Newton Haruo Sato e as alunas do Senai Mario Amato, de São Bernardo do Campo, que conquistaram o Prêmio CRQ-IV na categoria Química de Nível Médio. Ao lado, o presidente do Sindicato dos Profissionais da Química de São Paulo, Waldemar Avritscher. Professora Helena Pezza e a aluna da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara), Fabrícia Gasparini, vencedoras na categoria Química de Nível Superior. O prêmio foi entregue por Ivano Gutz, da Associação Brasileira de Química.


 


 
Professora Gláucia Maria F. Pinto e sua aluna, Ilza Maria de O. Sousa, ambas da Pontifícia Universidade Católica, de Campinas, vencedoras na categoria Química de Nível Superior com Tecnologia. Ao lado, a professora Vera Pardini, da Sociedade Brasileira de Química. Professor Adilson Roberto Gonçalves e os alunos da Faculdade de Engenharia Química de Lorena vencedores na categoria Engenharia da Área Química. O prêmio foi entregue pela professora Raquel Giordano, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Química.
   
   

Prêmio Fritz Feigl




Maior premiação do País na área química, o Prêmio Fritz Feigl foi disputado neste ano por profissionais com atuação na indústria.

O Conselho recebeu 13 inscrições, o maior número desde a sua criação. Venceu o ex-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Química Gerson de Mello Almada.


O Engenheiro Industrial - Mod. Química Gerson de Mello Almada exibe o troféu que simboliza o Prêmio Fritz Feigl.

 
Olimpíadas de Química

Hans Viertler, diretor do Instituto de Química da USP,
entrega o prêmio referente à Olimpíada de Química
a Carlos Eduardo Seraphim.







Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região