Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

QuimicaViva - Nova seção fala da Química para o grande público


Como parte das ações comemorativas dos 50 anos de promulgação da Lei 2.800/56, que instituiu o Sistema CFQ/CRQs, o Conselho inseriu em seu site uma seção destinada a divulgar a Química para o público em geral, em particular para os estudantes que ainda não escolheram uma profissão. Criada pela Câmara de Divulgação da entidade, a seção pretende desmistificar alguns conceitos negativos que boa parte da população tem em relação à essa ciência e, ao mesmo tempo, mostrar que a Química é responsável direta pelo desenvolvimento tecnológico e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Batizada de QuímicaViva, a seção está dividida em duas partes. Na primeira, o leitor encontrará uma série de artigos escritos em linguagem acessível, que demonstram como a Química vai muito além das enigmáticas equações.

As pesquisas que resultaram nas descobertas de diversos medicamentos, a preocupação dos especialistas com a montagem de sistemas de produção que preservem o meio ambiente e a contribuição da ciência para a produção de alimentos mais saudáveis estão entre os temas dos primeiros artigos publicados.

Também fazem parte da seção alguns artigos publicados anteriormente no Informativo CRQ-IV e que tratam de temas que interessam ao grande público. Antes, porém, tais textos passaram por adaptações para se tornarem acessíveis a quem não está familiarizado com a linguagem técnica.

A segunda parte da seção foca os diversos segmentos econômicos que dependem diretamente da atuação do Profissional da Química. Ela pretende mostrar que tais atividades não se restringem às pesquisas e manipulação de fórmulas em laboratórios. Foram elencadas 26 áreas de atuação. Além das conhecidas indústrias químicas e petroquímicas, estão entre essas áreas as de alimentos, bebidas, biocombustíveis, celulose, cerâmicas, cosméticos, farmoquímicos, metais, meio ambiente, saneantes, tintas e têxtil.

O acesso à seção pode ser feito a partir do menu existente na página principal do site do Conselho ou diretamente digitando-se o endereço www.crq4.org.br/quimicaviva .

Integrada por profissionais da química que atuam no ensino e na indústria e que colaboram voluntariamente com o Conselho, a Câmara de Divulgação está definindo estratégias para tornar o QuímicaViva uma fonte de consulta principalmente para os estudantes dos níveis fundamental e médio. A seção também será divulgada com ênfase nas feiras sobre profissões de que o CRQ-IV participar.

Numa segunda etapa dos trabalhos, a Câmara pretende organizar oficinas pedagógicas para discutir com professores de química e ciências a realização de cursos de capacitação que ajudem a enriquecer suas aulas e, consequentemente, ampliar o interesse dos alunos por assuntos relacionados à área.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região