Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2006 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - Alimentos e Química: uma parceria saudável para a vida


 
A contribuição da tecnologia química na produção dos alimentos agrícolas é o destaque desta edição. Apesar do desenvolvimento que o Brasil conquistou nas últimas décadas em outras áreas, o setor rural continua tendo forte participação na pauta de exportações do País. Mesmo diante das quebras de safras que vez ou outra ocorrem e das dificuldades para enfrentar o protecionismo praticado pela Europa e Estados Unidos, os alimentos cultivados no País seguem ocupando posto de destaque no comércio mundial.

Sejam os produtos oriundos das lavouras de manejo convencional, sejam aqueles produzidos de modo orgânico, a ciência Química em muito contribuiu para colocar saúde e comida na mesa da população e gerar milhões de empregos.

Entre outros assuntos, a edição também apresenta um balanço do workshop sobre cosmetovigilância ocorrido dia 27 de julho no CRQ-IV. Confira, ainda, um apanhado sobre as atividades relacionadas às comemorações do Dia do Profissional da Química e dos 50 anos da Lei 2.800.

O fato triste do bimestre foi o falecimento, aos 91 anos de idade, do Engenheiro Químico Julio Rabin, primeiro presidente do CRQ-IV, ocorrido dia 09 de julho Ele dirigiu a entidade de agosto de 1957 a julho de 1966. A foto ao lado foi produzida em 2002, quando o Conselho homenageou Rabin durante a cerimônia de inauguração da nova sede.

O Conselheiro David Minatelli representou o Conselho na cerimônia judaica que celebrou o trigésimo dia de morte do ex-presidente e pronunciou, a pedido da família, o seguinte discurso.

"O Conselho Regional de Química 4ª Região vem manifestar o profundo pesar pelo passamento do Engenheiro Químico Julio Rabin, primeiro presidente de nossa entidade, a qual comandou de agosto de 1957 a julho de 1966.

Não restam dúvidas de que Rabin lançou as bases que permitiram ao Conselho alcançar o grau de importância e credibilidade que tem atualmente como entidade de apoio aos profissionais e empresas da área química, mas acima de tudo de órgão de defesa da sociedade de produtos e serviços químicos.

Rabin nunca mediu esforços para fortalecer o Conselho de Química. Foi graças a doação de mobiliários e materiais de escritório feitas pelo próprio engenheiro e a obtenção, de forma graciosa, de uma sala pelo antigo Banco do Estado de São Paulo, que o CRQ-IV pôde começar suas atividades. Na rua João Brícola, o Conselho funcionou até 1964 quando, graças à austera administração de seu ex-presidente, conseguiu juntar recursos para adquir um andar do edifício Britânia, na rua Líbero Badaró. Lá funcionou até 2002, quando, novamente com recursos próprios, construiu a sede que ocupa atualmente, na rua Oscar Freire, em Pinheiros, e de que cuja inauguração Julio Rabin, apesar da idade avançada, não abriu mão de participar.

Senhoras e senhores, Rabin nos deixou, mas suas realizações permanecerão para sempre. O Conselho Regional de Química 4ª Região e a comunidade química só podem se sentir orgulhos e honrados por terem podido contar com um homem da envergadura de nosso ex-presidente."




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região