Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Levantamento mostra localização de empresas e profissionais da química



A região metropolitana de São Paulo concentra a maior parte dos mais de 51 mil profissionais em situação regular no CRQ-IV. Na mesma área, está a maioria das mais de 11 mil empresas e instituições de ensino que empregam aqueles profissionais. A jurisdição do CRQ-IV compreende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Referentes a dezembro de 2005, os números foram obtidos no banco de dados do Conselho.

As empresas fiscalizadas pelo Conselho estão divididas nos seguintes setores: açúcar e álcool, alimentos, bebidas, comércio, couros, eletroeletrônicos, ensino, farmacêutico, madeira, metalúrgica, minerais, papel e celulose, plásticos, prestação de serviços, químico/petroquímico, têxtil, utilidade pública e outros.
 

Gráfico 1 - Distribuição de empresas por região

 
O setor químico é o que concentra a maior parte dessas empresas, com 2.641 unidades. Ele inclui as fabricantes de saneantes, cosméticos, tintas, petroquímicos, elementos e produtos químicos, fertilizantes e defensivos agrícolas, resinas e explosivos.

Em segundo lugar, aparecem as empresas de prestação de serviços: há 1.327 delas nos dois estados, sendo que 67,5% estão na Grande São Paulo. A maior parte atua nos segmentos de limpeza e controle de pragas, mas também é significativa a participação dos laboratórios de análises e das consultorias. Logo atrás das prestadoras de serviços, aparecem as 1.014 indústrias metalúrgicas que têm no tratamento de superfície sua principal atividade.

O banco de dados do Conselho tem registrado os locais de trabalho de 34.883 profissionais. Destes, em dezembro de 2005, 11.375 atuavam nas empresas químicas/petroquímicas. É o setor que oferece mais empregos aos profissionais da química, com destaque para o segmento de tintas, onde estão 20% dos postos de trabalho.

Em segundo lugar, aparecem as usinas de açúcar e álcool. Com apenas 159 unidades industriais, o setor ocupa cerca de 10% dos profissionais da química. No interior paulista, onde se concentram, as usinas sucro-alcooleiras são responsáveis por um em cada cinco postos de trabalho ocupados por profissionais da química.

Nas regiões norte, centro e oeste do Estado, elas chegam a superar as indústrias químicas em geração de empregos para a área. E tendem a crescer. Só na região Oeste, devem ser implantadas 30 novas empresas até 2010, estima a associação das usinas - Udop.

Outro setor que se destaca no interior paulista é o de alimentos. São 469 indústrias, entre laticínios, fabricantes de conservas, massas, pães, bolos, doces, farinhas e temperos especiais, distribuídas por várias regiões. O Conselho estima que elas ocupem pelo menos 1.400 profissionais.

No Mato Grosso do Sul, a distribuição ocupacional dos profissionais da química é semelhante à do interior paulista. A maioria trabalha em usinas de açúcar e álcool e em indústrias químicas ou de alimentos.
 
Gráfico 2 - Distribuição de profissionais* por região
*Nota: O levantamento não abrange todos os profissionais registrados no Conselho, mas apenas aqueles sobre os quais havia informações do local onde trabalhavam. Estes representavam 68% do total de registrados em dezembro de 2005.

Dos mais de 51 mil profissionais em situação regular no CRQ-IV até dezembro de 2005, a maioria (63,45%) era composta por técnicos de nível médio. Em seguida, vinham os engenheiros (12,74%), seguidos dos bacharéis com atribuições tecnológicas (10,52%), bacharéis/licenciados (7,93%) e tecnólogos (0,86%). Outros profissionais representavam 4,49% do total de registros.

Em dezembro de 2005, a jurisdição possuía 528 cursos da área química. A maioria deles destinava-se à formação de técnicos de nível médio (64%) e se concentrava no interior do estado de São Paulo (63,26%). Quase a metade dos cursos pertenciam à área química propriamente dita (237), seguida pelas áreas de meio ambiente (146), açúcar e álcool (37) e alimentos (31).

 
 Distribuição de escola nas Jurisdição do CRQ-IV
 Tipo de instituição  Grande
SP
 Interior
SP
 Mato G.
do Sul
 Total
 
 Nível Médio
 
 95
 
 226  17  338
 Nível Superior  77  108  5
 
 190
 Total  172
 
 334  22  528

A relação das instituições que oferecem cursos profissionalizantes na área está na seção “Escolas” do site ( www.crq4.org.br ). A seção “Estatísticas”, por sua vez, apresenta os dados desta matéria de modo mais detalhado.

Clique aqui para fazer o download de uma apresentação com informações regionalizadas sobre empresas e profissionais da área química.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região