Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2022 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Literatura - Sorteio foca livros voltados à formação básica de Químicos


Poderão se inscrever profissionais e estudantes em situação regular no Conselho. Para isso, envie um único e-mail para sorteio.crq4@gmail.com, informando nome completo, CPF, endereço residencial e telefone para contato em horário comercial. No campo “Assunto” da mensagem escreva “Sorteio”, seguido das palavras “Analítica” ou “Laboratório”. Envie mensagens separadas se quiser concorrer aos dois livros. O sorteio ocorrerá no dia 12 de janeiro de 2023, sendo o resultado divulgado nas mídias do Conselho.

Em razão de exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, acrescente a seguinte frase à sua inscrição: “Caso seja contemplado (a) nesta promoção, autorizo a divulgação de meu nome, formação e cidade onde resido nas mídias do CRQ-IV “. Inscrições enviadas sem esta frase serão descartadas.

 

 

 

O livro Práticas de Química Analítica reúne um conjunto de experimentos que variam da simplicidade de uma análise volumétrica a um estudo mais elaborado, envolvendo técnicas de via úmida e análises instrumentais. Os procedimentos utilizam amostras do cotidiano real e visam uma maior aproximação com o trabalho profissional pela promoção de discussões técnicas entre alunos e professores.

Com adequada condução, os professores poderão realizar essas atividades experimentais para as diferentes graduações universitárias e também para alunos de escolas técnicas do ensino médio.

Escrito por Flávio Leite, mestre e doutor em Química Analítica e diretor-presidente da empresa T&E Analítica, da cidade de Campinas, a obra que se encontra em sua 6ª edição custa R$ 62,00, mais despesas de postagem, e pode ser comprada diretamente pelo site da Editora Átomo.

 

Também editado pela Átomo, o livro Iniciação no Laboratório de Química orienta sobre os primeiros passos que um aluno deve dar nesse ambiente de aprendizagem. Fala sobre a lavagem de vidraria, tipos de águas, uso dos equipamentos e reagentes mais comuns, como confeccionar um relatório, fazer gráfico em papel milimetrado e no Excel®, até o descarte dos resíduos gerados.

A obra foi escrita pelo professor doutor Daltamir Maia, atualmente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Campinas. Apresenta 16 experimentos trabalhando com pesagem, pipetagem, medição de volume, determinação do ponto de fusão, ebulição e densidade das substâncias, as técnicas de separação (filtração e destilação), extração e o uso de indicadores ácidos-bases, dentre outras.

Está disponível no site da editora ao custo de R$ 56,00, mais despesas de postagem.

 

 

 

 

 

 

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região