Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2022 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Agro - Material biodegradável potencializa aplicação de fertilizantes em mudas


Tecnologia reduz custo, tempo e a liberação de resíduos no meio ambiente

 

 

Lucas Luiz Messa/UFSCar/USP

  Parecido com um papel, material pode ser usado como embalagem ou aplicado diretamente no solo
 

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um material biodegradável que libera nutrientes de forma lenta e prolongada, favorecendo a produção e o crescimento de plantas. A tecnologia otimiza trabalho e tempo, gerando economia e reduzindo a liberação de resíduos.

Feito da fibra de celulose extraída do bagaço da cana-de-açúcar, o invento tem a aparência de um papel e carrega três macronutrientes essenciais para qualquer tipo de planta: nitrogênio, fósforo e potássio. É biodegradável por sofrer decomposição natural ao entrar em contato com o ambiente.

Já patenteado e inédito para esse tipo de uso, o material foi desenvolvido durante o doutorado do Químico Lucas Luiz Messa, feito na USP de Pirassununga e sob orientação da Química Roselena Faez, do campus de Araras da UFSCar.

A espessura do papel varia de 0,12 a 0,21 milímetro, sendo possível usá-lo como embalagem, na produção e no transporte de mudas, descartando o uso de plásticos ou potes, e também de forma fragmentada para promover o crescimento e a nutrição de plantas já em solo.

Há fertilizantes de liberação lenta e materiais biodegradáveis para acomodar as plantas. “Mas essas duas características em um só produto são a novidade da tecnologia”, assegura Faez.

O método de obtenção é simples, porque o bagaço da cana tem de 40% a 44% de celulose para extração, num processo que não usa solventes e não gera resíduos. Os nutrientes são acrescidos a seguir variando as quantidades de acordo com a demanda da planta.

O produto permite também a inserção de micronutrientes, como magnésio, cobre, ferro e zinco, importantes em menor quantidade e em outras etapas de crescimento.

Por ser biodegradável, em aproximadamente 45 dias o material sofre decomposição natural, sem impacto ao ambiente ou prejuízos às plantas.


Atualmente, o processo de nutrição é feito com a adição manual de fertilizantes. O agricultor insere nutrientes em excesso, porque são sais solúveis. Com as chuvas, eles podem ser levados para rios e lagos gerando, além de prejuízos, danos ambientais, salienta Faez.

Outra vantagem do novo método é o custo baixo, de R$ 0,27 por grama de embalagem, algo viável para pequenos produtores. “Em vez de reaplicar o fertilizante de duas a até quatro vezes num determinado período [45 dias], o produtor só usa o material uma vez. A planta está recebendo os nutrientes necessários para se fortalecer sem desperdícios. Isso é vantajoso para o pequeno produtor, que geralmente trabalha sozinho ou com equipe pequena, porque pode dedicar esse tempo economizado a outras atividades”, compara professora da UFScar.

Por ser facilmente modulada, a tecnologia atende várias áreas da agricultura – de horticultura e floricultura a culturas de ciclos mais longos, como, por exemplo, em restaurações florestais. É possível inseri-la em mudas de eucalipto, por exemplo, com os nutrientes necessários.

A tecnologia está disponível para comercialização. Empresas e pessoas interessadas em licenciar a patente podem entrar em contato com a Agência de Inovação da UFSCar, pelo e-mail inovacao@ufscar.br.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região