Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2022 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Editorial - Depois de 31 anos, chega ao fim uma das publicações mais antigas da área


Trinta e um anos depois de seu lançamento, chega ao fim a história do Informativo CRQ-IV, que por décadas foi o principal meio de comunicação do Conselho com seu público. A entidade concluiu que o produto perdeu a finalidade, já que os textos podem ser publicados imediatamente em seu site, não havendo razão para serem guardados por dois meses, que era a sua periodicidade.

 

Arquivo

  Capa da edição nº 1, publicada em outubro de 1991


Do início tímido em outubro de 1991 (veja imagem ao lado), impresso em preto e branco e com apenas quatro páginas, o Informativo chegou ao seu auge em meados dos anos 2000, quando alcançou uma tiragem impressa de 86 mil exemplares. Todos os profissionais e empresas registrados e concluintes de cursos técnicos e superiores cadastrados recebiam a publicação. Na época, o número de páginas variava de 16 a 24.

Quando chegou na edição nº 100, em dezembro de 2009, foi produzida uma reportagem citando as principais matérias publicadas até então. Foi dado destaque especial aos textos sobre a construção da atual sede do Conselho, que leva o nome do ex-presidente Olavo de Queiroz Guimarães Filho.

Falecido em dezembro de 2003, Guimarães Filho também foi o responsável pela criação do Informativo. Em artigo publicado na edição de estreia, ele justificou a iniciativa afirmando que “nossa proposta em lançar este Informativo é manter um nível de informações atualizado, estreitando o relacionamento deste Conselho com profissionais, empresas e estabelecimentos de ensino da área química”.

Internet – O mesmo pioneirismo que motivou o CRQ-IV/SP a criar um meio de comunicação constante com seu público, também o impulsionou a investir desde cedo na internet. Assim, na edição de outubro de 1999 o Informativo anunciava a criação do novo site do Conselho. Era o início de uma caminhada para se tornar um veículo que se utiliza de mais de um meio para divulgar seus conteúdos e alcançar diferentes públicos, como profissionais e estudantes de outras regiões e leitores com gosto pela Química.

A iniciativa funcionou. Contudo, em razão de fatores externos, em fevereiro de 2016 era anunciado o fim da versão impressa do Informativo. A recessão econômica e a inflação que vinham pressionando os custos de produção, impressão e distribuição levaram a direção do Conselho a optar por disponibilizar apenas versões digitais do periódico, nos formatos PDF e HTML, explicou o editorial daquela edição.

Como quase tudo evolui, o site do Conselho terá um novo design a partir de janeiro e abrirá mais espaço e em tempo real para a publicação de notícias e artigos técnicos.

O Conselho agradece aos leitores do Informativo e espera que continuem acompanhando os conteúdos produzidos exclusivamente no novo formato.

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região