Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2022 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Participe do sorteio de livros sobre lantanídeos, gases e termodinâmica


Poderão se inscrever profissionais e estudantes em situação regular no CRQ-IV. Para isso, envie um único e-mail para sorteio.crq4@gmail.com, informando nome completo, CPF, endereço residencial e telefone para contato em horário comercial. No campo “Assunto” da mensagem escreva “Sorteio”, seguido das palavras “Lantanídeos” ou “Termodinâmica”. Envie mensagens separadas se quiser concorrer aos dois livros. O sorteio ocorrerá no dia 24 de novembro de 2022, sendo o resultado divulgado nas mídias do Conselho.

Em razão de exigências da Lei Geral de Proteção de Dados, acrescente a seguinte frase à sua inscrição: “Caso seja contemplado (a) nesta promoção, autorizo a divulgação de meu nome, formação e cidade onde resido nas mídias do CRQ-IV”. Inscrições enviadas sem esta frase serão descartadas.

 

 

 

A luminescência de íons lantanídeos tem fascinado pesquisadores no Brasil e no mundo há pelo menos um século, levando ao desenvolvimento de diversos materiais presentes no dia a dia como, por exemplo, lâmpadas, televisores, lasers e agentes químicos contra falsificação.

O livro Lantanídeos reúne textos de 23 autores e foca em tópicos fundamentais da luminescência desses íons, dando destaque às características químicas, origem geológica e processos de purificação.

Com linguagem simples, a obra atenderá aos anseios de estudantes de graduação e de pós-graduação, apresentando exemplos que podem inspirar futuros pesquisadores a se envolverem nesta área, cujo protagonismo é evidente no cenário científico.

Editado pela Átomo, o livro custa R$ 112,00 (mais frete) e pode ser comprado pelo do site da editora.

 

Valendo-se de sua vasta experiência na área, Valderi Pacheco dos Santos, professor associado da Unioeste (campus Toledo-PR), escreveu o livro Físico-Química além das equações matemáticas, que aborda as propriedades dos gases e leis da termodinâmica.

Com o propósito de oferecer aos alunos uma base desses conteúdos, de forma mais adequada e com linguagem acessível, a obra aborda temas fundamentais desse campo da Química e apresenta figuras, tabelas, exemplos e uma série de questões que conduzem o aluno aos conceitos e ao formalismo matemático.

Com especial atenção aos significados por trás das equações, faz uso do ferramental matemático, imprescindível ao desenvolvimento da físico-química e ao seu aprendizado.

Também editado pela Átomo, o livro custa R$ 72,00 (mais frete) e pode ser adquirido pelo site da editora.

 

 

 

 

 

 

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região