Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Importantes eventos da área ocorreram na sede do Conselho


O CRQ-IV sediou e apoiou importantes eventos voltados à indústria, pesquisa e educação nos meses de outubro e novembro. A Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) realizou um seminário sobre produtos orgânicos e naturais; a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reuniu laboratórios e indústrias de saneantes para discutir as análises apresentadas para registro de produtos; a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e a Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) realizaram o I TECNIQ; a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) promoveu o II Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química.

Anvisa habilitará laboratórios de indústrias de saneantes - Em reunião com representantes das indústrias de produtos saneantes no plenário do CRQ-IV, dia 17 de novembro, técnicos das gerências gerais de Saneantes (GGSAN) e Laboratórios (GGLAS) da Anvisa anunciaram que a agência passará a habilitar laboratórios de empresas na Rede Brasileira de Laboratórios (Reblas). Dessa forma, as próprias indústrias poderão fazer análises e emitir laudos para registro de seus produtos, o que reduzirá despesas com o processo, já que o serviço não precisará mais ser terceirizado.

Para serem habilitados pela GGLAS, os laboratórios terão de atender à NBR ISO/IEC 17.025. Segundo o assessor técnico da GGSAN, Ubiracir Fernandes Lima Filho, a habilitação na Reblas não terá custo. As empresas interessadas devem entrar em contato com a GGLAS, que enviará uma equipe ao laboratório para averiguar suas condições. O e-mail é gglas@anvisa.org.br e o tel. (0xx61) 3448-6300/6361.

No dia 16, os técnicos da Anvisa reuniram-se com representantes de laboratórios prestadores de serviços, que já integram a Reblas, para discutir a padronização dos laudos emitidos para registro de saneantes. Segundo Lima Filho, "o problema é que os laudos são muitos distintos e vêm com uma quantidade de informações muito grande". A padronização tornará mais ágil o processo de avaliação dos pedidos de registro, afirmou.

Seminário discutiu produção de cosméticos orgânicos e naturais - Durante o evento promovido dia 26 de outubro pela ABC, representantes de entidades certificadoras de produção orgânica e desenvolvimento sustentável explicaram aos participantes os critérios para classificação dos produtos. O presidente do Instituto Biodinâmico (IBD), Alexandre Harkaly, demonstrou a diferença entre cosméticos orgânicos e naturais. No primeiro caso, 95% das matérias-primas precisam ser orgânicas; no segundo, apenas 5%.

Para atender às diretrizes do IBD, os fabricantes de cosméticos orgânicos ou naturais não podem utilizar insumos obtidos por processos de etoxilação, sulfonação, sulfatação, fosfatação, propoxi- lação ou polimerização. Diversas matérias-primas também são proibidas, como corantes e fragrâncias sintéticas, silicones, quaternários de amônio e os polietilenoglicóis.

Executivos de empresas também fizeram palestras. Sérgio Camargo, da Natura, falou sobre o trabalho de extração e certificação de plantas da floresta amazônica, que envolve comunidades da região.

Márcia Nogueira de Paula, da empresa Cognis, disse que o consumidor mudou o foco de suas exigências: a década de 1980 foi marcada pela preocupação com a segurança dos produtos. A partir de 1990 e no início do século XXI, as atenções voltaram-se para a ética no processo produtivo. Daí a busca pela produção de itens orgânicos ou naturais.

Sérgio Gonçalvez, da Croda, também falou sobre o mercado e a busca do consumidor por produtos de apelo natural. Contudo, chamou a atenção para a necessidade de as empresas estarem atentas às exigências legais que envolvem a exploração da biodiversidade brasileira.

Encontro discutiu tecnologia aplicada na indústria química - O Seminário sobre Tecnologia na Indústria Química (I Tecniq) ocorreu de 17 a 19 outubro e ocupou todos os espaços destinados a eventos da sede. A promoção e a organização foram da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e da Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq). Perto de 200 profissionais participaram.

Cerca de cem trabalhos foram apresentados em sessões técnica e painéis. Nas mesas-redondas, foram discutidos temas como desenvolvimento sustentável, nanotecnologia e inteligência tecnológica. Como entidade que apoiou o I Tecniq, o CRQ-IV obteve a cessão de dez vagas, que foram repassadas aos profissionais vinculados à entidade por meio de sorteio divulgado pelo site do Conselho.

SBQ reuniu coordenadores de cursos de graduação - O II Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação em Química, que aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro, contou com a participação de 60 coordenadores vindos de nove estados. O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, participou da abertura e falou sobre a preocupação da entidade em apoiar ações que aperfeiçoem a formação dos futuros profissionais da química.

No primeiro dia do encontro, houve palestras sobre três temas: Proposta Curricular Mínima, Interdisciplinaridade e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). No segundo, os participantes dividiram-se em cinco grupos para discutir estes e outros temas. Durante a plenária final, as discussões giraram em torno do ensino à distância e da obrigatoriedade da iniciação científica.

Segundo o coordenador do evento, professor César Zucco, da Universidade Federal de Santa Catarina, os participantes concluíram que a iniciação cientifica, embora altamente recomendável, não deve ser obrigatória. Quanto ao ensino à distância, chegou-se ao consenso de que ele deve ser explorado, principalmente em disciplinas que não envolvem prática de química. Como exemplo, Zucco citou a matéria História da Química.

Os organizadores do encontro comprometeram-se a elaborar documento com um resumo das discussões e publicá-lo no site da SBQ ( www.sbq.org.br ). Foi a segunda vez que o CRQ-IV sediou esse evento, organizado pela SBQ, com apoio do Instituto de Química da USP.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região