Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2022 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Artigo - Gerenciamento de resíduos sólidos na área de saneantes
Autor(a): Ana Paula Castaldi - Comissão Técnica de Saneantes


Freepik

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instituída pela Lei Federal n° 12.305, de 02 de agosto de 2010, e tem por objetivo principal da logística reversa a reinserção no ciclo produtivo de embalagens após o uso pelo consumidor.

É importante saber que a PNRS define que cada estado possui a responsabilidade de regulamentar e fiscalizar o cumprimento das obrigatoriedades sobre a logística reversa, por isso deve-se compreender a legislação de cada estado, pois o descumprimento pode responsabilizar as empresas administrativamente.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo publicou a Resolução n°45, de 23 junho de 2015, e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por meio da Decisão de Diretoria n° 076/2018/C, de 03 de abril de 2018, estabeleceram que os empreendimentos que fabricam ou sejam responsáveis pela importação, distribuição ou comercialização dos produtos sujeitos a logística reversa deverão comprovar esta prática quando solicitada a licença de operação ou renovação.

Os fabricantes de produtos saneantes, independentemente de seu faturamento, estão sujeitos a fiscalização, tendo a obrigação de garantir que, no mínimo, 22% da massa total anual dos resíduos pós-consumo colocados no mercado sejam reciclados. Essa meta foi fruto de acordo entre empresas do setor e que poderá ser revista para mais no futuro. A recuperação de embalagens pós-consumo deve ser feita com base nas embalagens colocadas no mercado de 01 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior ao ano corrente.

As embalagens de produtos saneantes que precisam de logística reversa, chamadas de embalagens pós-consumo, são as utilizadas para que o produto chegue as mãos do consumidor. Elas são classificadas da seguinte forma:

Primária: é a embalagem que está em contato direto com o produto (frascos, tampas etc);

Secundária: é um agrupamento de embalagens primárias (caixas de papelão);

Terciária: são os materiais usados para acondicionar várias embalagens primárias ou secundárias para auxiliar no transporte (filmes, cantoneiras etc).

Embalagens pós-industriais são as que contêm matérias-primas utilizadas na fabricação e finalização de um produto e podem apresentar contaminantes corrosivos ou capazes de provocar algum impacto ambiental, ainda que sejam biodegradáveis ou combustíveis. Estes resíduos sempre foram controlados por legislação especial e devem ser recolhidos por empresa que possua Atestado de Movimentação Residual, conforme o órgão fiscalizador de cada estado. Em São Paulo, o órgão regulador/fiscalizador é a Cetesb e o atestado é o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI). Se algumas embalagens, comprovadamente, não estiverem contaminadas, podem ser destinadas às cooperativas de sua cidade. Basta procurar as prefeituras e se informar sobre as possíveis alternativas.

A responsabilidade pela logística reversa de produtos saneantes fabricados e embalados por terceiros é da companhia detentora da marca. Se a empresa é somente fabricante terceirizada, é necessário assegurar por contrato, por exemplo, que ela integra algum programa de logística reversa. Essa precaução evitará cobranças em futuras fiscalizações.

Referências Bibliográficas:

  • Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Brasil. Decreto 10.936, de 12 de janeiro de 2022. Regulamenta a Lei 12.305.

  • ABNT/NBR 9198:2010. Embalagem e acondicionamento – Terminologia.

  • Guia para empresa de saneantes – 4ª edição – agosto de 2022 – CRQ-IV

  • Resolução da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) 45, de 23 de junho de 2015. Define as diretrizes para implementação e operacionalização da responsabilidade pós-consumo no Estado de São Paulo, e dá providências correlatas.

  • Decisão de Diretoria 76/2018/C, de 03 de abril de 2018, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Estabelece procedimento para a incorporação da Logística Reversa no âmbito do licenciamento ambiental, em atendimento a Resolução SMA 45, de 23 de junho de 2015, e dá outras providências.

 

 

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Uberlância e Bacharel em Química Industrial pela Universidade de Franca, a autora é integrante da Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-IV





 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região