Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2022 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Sistema amplia aproximação com entidades empresariais


Primeira reunião do Instituto do Desenvolvimento da Química foi na sede do CFQ

CFQ

Juliana Marra, Oliveira Filho e Antônio Lannes, assessor de Relações Institucionais do CFQ

A sede do Conselho Federal de Química (CFQ) recebeu no dia 03/08 a primeira reunião presencial do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IdQ). A nova instituição tem como escopo discutir e alinhar temas e conteúdos considerados relevantes para a indústria química.

Entre outras finalidades, o IdQ oferecerá suporte técnico à Frente Parlamentar da Química (FPQ) no Congresso Nacional, auxiliando os deputados federais e senadores a identificar temas e abordagens ligadas à Química e de interesse da sociedade. A criação do IdQ, aliás, foi formalmente anunciada durante evento, ocorrido em julho, que comemorou a primeira década de existência da FPQ.

No começo da reunião no CFQ, realizada em formato híbrido, o presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho, deu as boas-vindas aos membros do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química, destacando que o Sistema CFQ/CRQs está sempre aberto a participar dos debates relativos à Química no Brasil.

“Os temas que possuem relação com a Química sempre contarão com a acolhida do Sistema CFQ/CRQs. Gostaria de agradecer às entidades envolvidas no IdQ e acreditamos que a Frente Parlamentar da Química e a indústria brasileira têm muito a ganhar com esse trabalho”, afirmou
Oliveira Filho.

A presidente do IdQ, Juliana Marra – que também preside a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) –, agradeceu a recepção e adiantou que as próximas reuniões do instituto, marcadas para 14 de setembro e 5 de outubro, também deverão ocorrer na sede do CFQ, em Brasília. Em seguida, o encontro passou a discutir questões de ordem prática, como a definição de possíveis grupos de trabalho e o preenchimento de funções vagas na estrutura do IdQ. Entrou em análise também a elaboração de um documento a ser endereçado aos candidatos a presidente da República.

Além da Abipla, o IdQ é composto pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (Abrafas), Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC), CropLife Brasil (CLB) e Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert).

 

Com informações do
Conselho Federal de Química

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região