Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Inscrições para o prêmio Abrafati podem ser feitas até 28 de outubro


Criado para integrar universidades e indústria, concurso distribuirá R$ 42 mil

 

 

Estão abertas as inscrições para a 23ª edição do Prêmio Abrafati de Ciência em Tintas. Criado em 1987 para incentivar a pesquisa e contribuir para o desenvolvimento tecnológico da indústria de tintas no Brasil, o prêmio instituído pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) também tem o objetivo de estimular a integração entre universidades/indústrias.

A inscrição é totalmente gratuita. Podem participar do concurso maiores de 16 anos residentes no Brasil. Os trabalhos concorrentes têm que ser originais, inéditos e podem ser elaborados em coautoria.

Os trabalhos devem abordar um ou mais dos seguintes temas: matérias-primas, como polímeros, pigmentos, solventes e aditivos; desenvolvimento de produtos, processos ou equipamentos inovadores na fabricação ou aplicação de tintas; técnicas analíticas; qualidade; proteção do meio ambiente e utilização de subprodutos e resíduos.

Os vencedores receberão prêmios de 21 mil reais, 14 mil reais e 7 mil reais, respectivamente para o 1º, 2º e 3º lugares. As inscrições ficarão abertas até 28 de outubro, às 17 horas, horário limite para entrega dos trabalhos. A divulgação dos vencedores será no dia 1º de dezembro e a solenidade de entrega dos prêmios ocorrerá entre 5 e 9 de dezembro deste ano.

O concurso é reconhecido como o principal em sua área no País. Em 22 edições, ele reuniu um conjunto de trabalhos de alto nível, confirmando a existência de pesquisas relevantes na área de tintas no Brasil. Mais de 240 trabalhos foram submetidos à avaliação, tendo como autores 103 especialistas de empresas do setor, das mais renomadas universidades e dos principais centros de excelência em pesquisas no Brasil.

Muitos dos estudos vencedores resultaram em aprimoramentos significativos em processos, desenvolvimento de produtos e matérias-primas, avanços no campo ambiental e outros aspectos. Além disso, alguns deles deram origem a trabalhos mais aprofundados, estimulando o desenvolvimento científico relacionado às tintas.

A sustentabilidade é um dos temas dominantes nos trabalhos, com destaque para a utilização de matérias-primas de fontes renováveis, uso de materiais de menor toxicidade e impacto ambiental e o aproveitamento de resíduos de processos industriais na produção de tintas.

Mais informações sobre o concurso, o regulamento completo e o acesso ao sistema de inscrição podem ser obtidos aqui.
 

Abrafati Show

De 21 a 23 e junho, o Conselho participará do congresso e exposição internacionais de tintas. Organizado pela Abrafati e depois dois anos de intervalo em razão da pandemia de Covid-19, o evento ocorrerá no São Paulo Expo. Confira mais detalhes aqui. 

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região